O que causa a candidíase na boca?

A candidíase na boca é muito comum em bebês e crianças pequenas (sapinho), mas rara em adultos.

Para que a candidíase se instale na boca é preciso que o corpo da pessoa esteja extremamente fraco ou que alguma condição crônica como uma intolerância alimentar.

O uso contínuo de antibióticos ou esteroides esteja fazendo com que o sistema imunológico não consiga dar conta de controlar a população de cândida na boca.

A candidíase intestinal pode ser a origem da candidíase na boca em adultos (com frequência é) e revela já um nível avaçado de infecção.

Em pessoas com saúde normal, a candidíase não consegue se instalar na boca. Pessoas com saúde normal podem ser candidíase também, principalmente genital.

No entanto, a candidíase na boca requer um sistema imunológico debilitado demais para que possa controlar a população de cândida no local.

Isso pode ocorrer devido à doenças imuno-depressoras como AIDS, diabetes, artrite reumatóide e lúpus.

O uso contínuo de medicamentos como Roacutan (mesmo que o tratamento já tenha sido finalizado), antibióticos e esteróides.

Outra causa comum também da candidíase na boca são intolerâncias alimentares que causam já a candidíase intestinal.

E complicam ainda mais os casos de candidíase em outros locais no corpo como nos órgãos genitais e na boca.

Muitas pessoas que possuem intolerâncias alimentares desconhecem essas intolerâncias e ingerem os alimentos das quais são intolerantes com frequência, complicando cada vez mais o quadro de candidíase.

Como tratar a candidíase na boca

A candidíase na bocal é apenas um reflexo de um quadro já complicado de infecção. Você pode tomar medidas de tratamento local com bochechos e medicamentos farmacêuticos, mas a única coisa que irá de fato curar a doença é descobrir a causa exata e solucioná-la ou neutralizar seus efeitos.

O livro Candidíase tem Cura, cuja leitura eu recomendo, ensina como fazer isso.

Como na maioria dos casos de candidíase recorrente, não existe tratamento que cure a doença diretamente.

Os medicamentos farmacêuticos e soluções caseiras apenas amenizam os sintomas, mas a doença volta pois a origem dela continua causando as mesmas condições que provocaram o problema em primeiro lugar.

Se você entende isso e continuar procurando por uma solução direta para a candidíase, você jamais conseguirá solucionar seu problema!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.