Como curar a candidíase?

Curar candida

É muito importante compreender esses conceitos que vou explicar aqui, pois muita gente deixa de “curar” a própria candidíase porque acredita nos conceitos errados com relação a ela.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a candidíase é uma doença que TODO MUNDO pode ter pois é simplesmente uma infecção causada pelo crescimento excessivo de um fungo, a candida albicans (sim, as outras espécies também são a mesma coisa, como a candida sp ou candida spp, a candida tropicallis, entre outras). A candidíase não é uma doença comparável a outras que são transmitidas por “portadores” de algum microorganismo não presente no corpo humano como herpes e AIDS ou mesmo doeças viróticas.

Como esse fungo vive normalmente no corpo de todo mundo, sem exceção, qualquer pessoa, homem, mulher, de qualquer idade, bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, podem desenvolver “episódios” de candidíase durante a vida.

Por que é importante compreender isso para curar a candidíase?

Porque muita gente acredita que a candidíase se “pega” de alguém, como em relações sexuais ou até mesmo acreditam no “mito do banheiro” achando que pegam candidíase em banheiros sujos. Não, ninguém “pega” candidíase dessa forma. É possível desenvolver uma infecção ao entrar em contato com uma quantidade muito grande de cândida, seja por relação sexual ou por colocar a mão suja na boca com frequência, por exemplo, mas isso não quer dizer que o fungo não existia no corpo antes e foi “pego” do mundo externo.

Isso apenas ocorre com bebês, pois nascemos sem cândida no corpo e vamos adquirindo nossa população de cândida ao longo dos nossos primeiros meses de vida ao entrarmos em contato com as “coisas” no mundo, sejam objetos ou mesmo a pele da mãe, que também tem cândida. Nos bebês, esses primeiros contatos com a cândida geralmente causa sapinho, que é a candidíase na boca e não incorre em maiores problemas. O bebê desenvolve anticorpos, fica mais forte e seu corpo passa a lidar bem com a cândida sem causar infecções.

Como a candidíase é causada por fatores que estão sempre presentes no corpo humano é possível desenvolver episódios ou crises de candidíase diversas vezes na vida. Isso não quer dizer que a doença foi “pega” em um determinado ponto e nunca mais foi “curada”. Esse raciocínio está errado!

Você entende por quê?

Vamos ver o seguinte. Me diga uma coisa: você acha que resfriado tem cura?

Ah sim, claro, né?!

Pois bem, a candidíase é uma condição muito similar a resfriados!

A candidíase também tem cura, assim como resfriados. Você não pensa que seu resfriado novo, 1 ano após o último “não curou”, você simplesmente entende que pegou um resfriado DE NOVO. Você entende isso, não? Você não começa a achar que “sofre de resfriado” quando pega resfriados uma ou duas vezes por ano (ou mais). Você simplesmente entende que tem alguma coisa errada com seu corpo quando começa a pegar resfriados com muita frequência, pois você compreende que o problema é que seu corpo não está sendo capaz de lutar contra os fatores que causam esses resfriados e é isso o que está causando o problema. O resfriado em si é apenas uma consequência de alguma outra coisa que não vai bem em seu corpo, como sua alimentação fraca, seu sistema imunológico debilitado, o stress em sua vida, enfim, você entende que a causa do resfriado é algo não relacionado ao resfriado em si.

Se você começa a ter muitos resfriados frequentes, uma hora você pára para pensar no que pode estar causando essa reincidência. Você não procura por uma “cura” do resfriado, você entende que o resfriado é causado por outros fatores em seu corpo e então começa a trabalhar neles.

Como eu disse, a candidíase é uma condição muito similar a resfriados. Como assim?

Como a candida albicans é um fungo que vive normalmente na pele e trato gastrointestinal de todos os mamíferos, qualquer oportunidade que a cândida tenha para se multiplicar em excesso ela vai aproveitar. A cândida é um fungo “oportunista”, ou seja, é mantido sob controle pelo sistema imunológico e pela comunidade de bactérias no organismo, como os famosos “lactobacilos vivos”, mas ao encontrar uma brecha, ela aproveita e se reproduz em excesso. Esse excesso de cândida é que causa os sintomas incômodos que chamamos de candidíase.

Quando isso ocorre com muita frequência e a cândida obtém uma “vantagem competitiva” com relação aos outros microorganismos que vivem em nossa pele e trato gastrointestinal, ela consegue manter suas colônias intactas e crescendo. Isso causa a candidíase de repetição, também chamada de candidíase recorrente ou candidíase crônica.

Tudo isso quer dizer que a candidíase repetitiva é uma questão de outros fatores em seu corpo não estarem bem “afinados”, digamos assim, da mesma forma como ocorre quando você tem resfriados frequentes.

Agora, o X da questão e conceito mais importante que você deve compreender é que não adianta ficar só tratando a candidíase, assim como não adianta ficar só medicando resfriados quando você os pega com muita frequência. Para “curar” de vez a candidíase, o que realmente significa acabar com a repetição ou pelo menos reduzir consideravelmente os episódios, você precisa adotar o mesmo raciocínio que faz quando pega resfriados com muita frequência: você precisa parar de só ficar tomando remédios específicos para o resfriado e começar a tratar o que está causando o problema, que geralmente é algo que não tem nada a ver com o resfriado como o stress em sua vida, sua alimentação ou seu sistema imunológico.

O mesmo vale para a candidíase. Se você não fizer esse raciocínio e não parar de tentar achar algo “bom para candidíase”, você jamais conseguirá acabar com o problema.

Isso quer dizer que você deve parar de gastar o seu suado dinheirinho com esses suplementos que se dizem “tiro e queda” para candidíase. Há muitos suplementos importados que prometem esse feito, mas nenhum deles funciona.

Veja bem que você pode acabar encontrando muitas pessoas, principalmente pela internet, falando que o suplemento X ou Y funcionou maravilhas para elas, mas isso é uma questão de autoengano e “falta de noção”! A candidíase, em seus episódios, vai embora de qualquer forma. Cada episódio só dura alguns dias. Se o fulano tomou um certo suplemento durante esse período de alguns dias enquanto os sintomas estavam ativos, ele tenderá a achar que os sintomas foram embora e acreditará que a candidíase dele(a) foi curada por causa do suplemento. Mas isso não é verdade! Os sintomas iriam embora de qualquer maneira, seguindo o ciclo normal da crise de candidíase. Com suplemento ou sem suplemento, com remédio ou sem remédio, a candidíase vem e vai. O pulo do gato é acabar com esse vai e vem! Nenhum remédio ou suplemento é capaz de fazer isso, contudo. Isso porque a causa da candidíase é a mesma do resfriado, guardadas as devidas proporções, e só é possível “curar” a doença, ou seja, acabar com a recorrência, trabalhando nos aspectos que causam o problema.

Enquanto você não entender esse ponto, você não vai conseguir dar conta da sua candidíase!

Não adianta correr para o seu médico e pedir ajuda também. Por quê? Porque a responsabilidade do médico é diagnosticar e medicar. Ele faz justamente isso. Você deve procurar auxílio médico em primeiro lugar para saber exatamente o que é que você tem, se é mesmo candidíase. Ele lhe receitará medicamentos farmacêuticos para dar conta de controlar a população de cândida com antifúngicos como Fluconazol e pomadas para alívio dos sintomas. Use esses medicamentos. No entanto, se você apresenta alta recorrência da doença, ficar só nos medicamentos é como ficar tomando remédio para gripe toda vez que você pega gripe sem avaliar o que pode estar enfraquecendo seu corpo a ponto de você não ser capaz de combater um resfriadinho qualquer.

Seu corpo deveria ser capaz de controlar sozinho a população de cândida, como ocorre com todo mundo que não desenvolve a candidíase com frequência. Se seu corpo não é capaz de manter o fungo sob controle, você deve focar-se justamente nesses pontos – por que não? Por que seu corpo não consegue controlar a candidíase?

Quando você tiver a resposta para essa pergunta, você descobrirá a cura para a sua candidíase! Agora, infelizmente nós vivemos num mundo que nos incentiva a sermos folgados e esperarmos tudo de mão beijada. Queremos que alguém nos diga “qual a cura da candidíase” e nos diga exatamente o que nós temos que tomar (porque preferimos só tomar um remédio ou suplemento do que fazer alguma coisa).

Mas meu amigo ou amiga, infelizmente a candidíase é uma doença por demais complexa para que essas respostas que você está procurando possam existir. A cura da candidíase não é uma “coisa” específica, uma informação “secreta”, nem mesmo é igual para todo mundo. Só mesmo você é capaz de descobrir quais os fatores em seu corpo estão desencadeando a oportunidade para que a cândida se multiplique e somente você pode fechar a porta, encerrando essa oportunidade. Isso não é feito tomando remédio, suplemento ou mesmo fazendo uma única coisa. Há inúmeros fatores que podem conjuntamente permitir com que a cândida se multiplique em excesso. Desde a sua alimentação, acidez corporal, hábitos até possíveis alergias e intolerâncias alimentares, uso de pílula anticoncepcional, esteróides, antibióticos, outros medicamentos, condições como diabetes, AIDS, lúpus e até mesmo a gravidez são fatores que aumentam a predisposição para desenvolver a candidíase. Na maioria dos casos, são mais de um fator combinados que causam a candidíase, não um só, então não adianta fazer uma coisa só e achar que aquilo vai curar a candidíase, pois não vai.

Então deixe de ser preguiçoso(a) e deixe de procurar uma solução única e empacotada para a candidíase, pois ela não existe! Leia o livro Candidíase Tem Cura e aprenda como identificar os fatores que causam a sua candidíase e como acabar com a doença de vez.

88 comentários: leia abaixo ou deixe o seu
  1. Ingrid

    Adorei…muito bom..bem explicado…pra mim era um enigma, estou passa por isso.
    Mas vou identificar porque de tudo isso.
    Obrigado!

  2. fernando

    Olá estou com serios problemas estou com candida na boca e no penis e estou quase um ano tratando da candida no penis sem saber que tinha na boca eu fumo cigarro e fumo maconha faço uso de bebids alcoólicas! E contrai isso por transmissão sexual,fiz exame de sangue e deu tudi certo!fui em 4 urologistas e todos passam pomadinhas e duas vezes fiz o uso de antibioticos via oral um com dose maiores e outro foi em dose unica! E nao curou! Estou desesperado e ficando depressivo pois estou com candidiase no penis e na boca! Eu vou ter cura? Pelo amor de Deus! Preciso dessa cura! Quero ter uma vida normal!

  3. Anna

    Bom…
    Meu contato é pq meu namorado esta com sintomas de candidiase, acredito muito que seja isto. Porém eu também ja tive e tenho medo que ele possa ter pego de mim ou eu pegar dele. Claro que como estou desconfiada que ele esta não estamos deixando de usar camisinha. Mas mesmo assim é complicado. Gostaria de saber se é melhor irmos juntos ao médico e explicar a situação? Ou se apenas comprarmos antifungicos?? Fico grata se me responder!

  4. Leila da Cruz

    Eu sou virgem mas fiz os analises e resultou que tenho candida e não sinto nenhum tipo de sintomas ou mudanças

  5. Alan

    Um tempo atrás comecei a sentir muita coceira no pênis e logo depois surgiu uma vermelhidão, um pouco de inchaço e apareceu uma massinha tipo sebo, procurei um urologista e na análise visual dele tratava-se de fungos. Receitou uma pomada chamada Candicort e o comprimido Fluconazol 150ml para fazer tratamento por 7 e 14 dias. Fiz o tratamento e os sintomas melhoraram, mas uma semana após o fim do tratamento os sintomas retornaram. Voltei ao médico e ele pediu para repetir o tratamento, sendo que ocorreu a mesma coisa, os sintomas voltaram.
    Continuei utilizando apenas a pomada e percebi que meu pênis estava diferente, mais embranquecido e após as relações sexuais sentia uma forte ardência como estivesse ferido.
    Decidir procurar outro urologista e expliquei toda a história, ele passou a pomada Baycuten-N e o comprimido Miconal 100mg para usar 7 e 4 dias, entretanto fez um alerta, este tipo de fungos sempre volta, a única solução seria a retirada total da pele que cobria a glande do pênis com a cirurgia chamada de postectomia radical. Falei a ele que eu já tinha feito esta cirurgia quando criança, mas ele explicou que desta vez seria retirada toda a pele que cobria a glande do pênis e que ele ficaria aberto o tempo inteiro evitando a umidade e o surgimento de fungos.
    Utilizei o medicamento que ele receitou por um período, mas parava de usar os sintomas voltavam. Então resolvi retornar para o médico, ele insistiu dizendo que a solução definitiva seria a cirurgia e que outros tipos de tratamento não resolveria totalmente o problema.
    Cheguei a marcar a data da cirurgia, mas fiquei com medo de como ficaria a aparência do meu pênis, então resolvi procurar outro urologista para escutar outra opinião, na consulta ele examinou o pênis e falou que a primeira cirurgia que eu já tinha feito era para ter sido retirado toda a pele, mas que para resolver o problema com os fungos era para eu seguir tais recomendações:

    Durante 15 dias ficar 24 horas com gases amarrada na glande do pênis, impedindo que a pele fechasse;
    Durante estes 15 dias poderia usar qualquer uma das pomadas que os outros médicos já haviam receitados;
    Usar apenas sabonete neutro;
    Mesmo depois dos 15 dias, após urinar deixasse o pênis por um período aberto;
    Lavar e secar sempre o pênis várias vezes ao dia;
    Não ficar muito tempo com roupa molhada;
    Evitar excesso de açúcar;
    Após as relações sexuais ou masturbação, sempre lavar o pênis;
    Usar camisinha.

    Já fazem 6 meses que que comecei a seguir estas orientações, mas não sentir mais a coceira e nem a vermelhidão, apenas o inchaço que as vezes aparece. Como os sintomas quase sumiram, desistir de fazer a cirurgia.

    Então, este é o meu relato do meu problema com fungos no pênis e como conseguir acabar com os sintomas.

    • leo

      Amigo Alan, seu caso é igual ao meu, inclusive nos medicamentos usados e na questão da cirurgia para solução do problema. Confesso q não queria ir pra faca e esse seu novo testamento com as gases me deu mais uma esperança em resolver meu problema com o fungo.

  6. kiduh

    eu tive relaçoes sexuais sem preservativo e os sintomas da candadiase apareceram, glande ichanda ardor e pontinhos vermelhos, fiqei assustado sen saber o que era e metia agua fria porque aliviava a dor..e como tempo foi voltando ao normal.desde entao ja tive relaçoes sexuais com preservativo desta vez e nao aconteceu nada, so fiz duas vezes sem preservativo mas nao foi vaginal. Ou seja, nao sei se tenho candadiase ou nao ou o que devo fazer. Agradeço resposta e obrigado pela atençao

    • Marta Andrade

      Olá,

      Candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, apesar de poder causar sintomas quando há contato com uma pessoa que está com uma crise (isso não significa que você “pegou” a doença, entende? É um caso apenas de irritação cutânea que ocorre quando a pele entra em contato com uma quantidade muito grande de cândida). Seu caso parece ter sido somente isso e não há razão para se preocupar. Se você não tem mais sintomas, você não tem a doença e não precisa fazer nada.

      Abraços,

      Marta Andrade

  7. joão

    sofri o ano de 2013 inteiro com esse problema, graças a Deus em 2014 tive apenas 2 crises pequenas..hoje dia 09 de agosto de 2014 faz uns 5 meses q nao tenho os sintomas..vou postar algumas dicas do que deu certo no meu caso:
    -estou tomando probioticos em capsulas, pois sao bacterias boas para o intestino..qlqr farmacia de manipulação pode vender
    -comendo oregano, aqele mesmo que a gente come nas pizzas, pode ser comido puro do pacotinho mesmo, oregano é ajuda a matar os fungos do organismo
    -para as pessoas que jah sofrem a muito tempo com o problema é bom usar uma pomada para hidratar a região intima..eu usei uma chamada colagenase, como eu tive mtas crises, usei mto aquelas pomadas com cetoconazol q acabam por deixar, no caso do homem, a cabeça do penis mto sencivel..essa polada ajuda na regeneração da péle.
    -usar sabonete liquido com ph neutro.
    -tome um polivitaminico para aumentar a imunidade do organismo..eu tomo pharmathon, que é excelente!
    Caso vc esteja numa crise evite doces..depois q o fungo estiver controlado nao tem problema..pode comer doces à vontade..a nao ser que vc seja diabético. Como vc pode ver, não é preciso muito, pelo menos comigo vem dando certo..espero ajudar com esse post..se der certo para uma pessoa já fico feliz..só quem sofre com esse problema sabe o quanto ruim ele é. valeu!!

    • Anônimo

      Estou com essa candidíase há um ano eu acho, sempre com algumas crises. O ruim é na relação sexual, o pênis sofre demais(rs) pelo desconforto, sem contar com as fraturas, digamos assim, que ocorrem, tipo alguns ferimentos… A glande fica muito sensível, já estou desmotivado para sexo ultimamente… Tomei o remédio que todos já devem ter tomado e passo a pomada também, mas depois os sintomas retornam, estou começando a mudar a dieta, pois sempre fui de comer bastante doce. Pois bem João, acho q vou seguir vc nesse trabalho, começar a comer orégano e tentar melhorar a flora intestinal, tomar o iogurte natural e usar sabonete neutro. Vc poderia me passar o nome de alguma pomada para regeneração rápida da glande? Valeu pelo depoimento, espero que dê certo em mim tbm!

      • Marta Andrade

        Olá,

        Você não deve ter relações sexuais quando está com sintomas de candidíase, pois pela própria “mecânica” do ato sexual, a pele naturalmente se irrita ainda mais e os sintomas ficam piores. No mais, é importante você descobrir qual a causa da sua candidíase. O leitor João deu as dicas dele, mas isso não significa que vai funcionar para você, ou para qualquer outra pessoa. Na minha experiência, o que funciona para uma pessoa não funciona para outra, isso porque o que causa a candidíase em um não é o que causa na outra, entende? O ideal é se focar na investigação dessa causa. Para isso eu indico o livro Candidíase Tem Cura, do site http://www.candidiasetemcura.com.br porque ensina detahadamente a pessoa a procurar por essa causa, aumentando muito as chances de cura real e permanente.

        Abraços,

        Marta Andrade

  8. Henrique

    lá. Vou relatar um pouco do meu caso, que é parecido com de todos a cima. A cerca de 1 ano e meio comecei a sentir todos os sintomas já citados, vermelhidão, inchaço, pequenas feridas e etc… OK, fui ao medico e ele me receitou cetoconazol, fiz o tratamento e melhorou de imediato, mais na época eu namorava e voltava com recorrência, mais como sempre q passava a pomada melhorava fui vivendo e pensando q iria melhorar de vez um dia (grande ilusão). Na época namorava e ela sentia ardência e dores tbm, mais nada viziveu, ela procurou assistência médica, e ele receitou Fluconazol e Candicort(cetoconazol) e sempre lavar com agua boricada ou bicarbonato de sódio. OK durante um tempo funcionou mais voltou, dai pra frente continuei tantando com tratamentos semelhantes, Cetoconazol em Cápsula, Itraconazol e blá blá. Nenhum desses deu certo, hj não estou mais namorando, acredito q era pra ter ajudado, mais não, continuo com a Candida, e sempre com a pomada para controlar. Esse é meu relato da doença e não consigo a cura, gostei do post do João, vou tentar mais uma vez. Obrigado e boa sorte a todos

    • Marta Andrade

      Olá Henrique,

      Como indiquei para o outro leitor, recomendo para casos como o seu o Livro Candidíase Tem Cura, pois o paciente precisa compreender a doença profundamente para ser capaz de encontrar a real raiz do problema e assim então, ser capaz de neutralizar esse problema central e acabar com a candidíase. Tomar providências diretas contra a candidíase só ajudam até um certo ponto, como você mesmo viu com o uso de medicamentos. A cura mesmo depende da pessoa saber porque tem candidíase e isso não se atinge “fazendo” coisas, usando produtos, naturais ou químicos, mas sim “raciocinando” da forma correta com relação à investigação sobre a doença e para isso é necessário conhecimento.

      Abraços,

      Marta Andrade

  9. Carlos

    Poxa, aprendi que não adianta ir ao médico, não adianta comprar suplemento, não adianta tratar só a candidiase porque ela significa uma disfunção de todo o corpo. Só não aprendi o que pode ser feito para melhorar a minha situação. Mas já sei de cor tudo que não melhora.

    • Marta Andrade

      Olá Carlos,

      Você não aprendeu o que fazer porque não há o que fazer! Para curar a candidíase a pessoa precisa saber o que está causando o problema e então acabar com essa causa ou neutralizar sua ação no corpo. Isso significa não fazer nada diretamente contra a candidíase, mas ao mesmo tempo, significa que não existe nenhuma AÇÃO específica que se possa fazer contra a candidíase, além de tomar os remédios (que não funcionam se o problema “é outro”). É complicada essa situação mesmo, porque a pessoa chega num site como esse e espera encontrar uma informação sobre “o que fazer” no sentido do que tomar, o que passar, ou seja, o que fazer DIRETAMENTE contra a doença, mas como nada pode ser feito nesse sentido, a frustração é um sentimento normal, mas só se sentir frustrado não vai levar a resultado algum, quando na realidade, se você entender como a doença funciona, você tem condições então de descobrir o que está causando-a e por tabela, acaba permanentemente com a candidíase – sem ter que “fazer nada” diretamente.

      Abraços,

      Marta Andrade

  10. Marisa Santos

    Olá descobri algo que está dando resultado e quero compartilhar com vocês.
    Ao olhar as prateleiras da farmácia descobri MEL ROSADO adstringente para estomatite infantil (sapinho).
    Espero ter ajudado.

  11. amanda Luz

    eu comecei a ter na gravidez foram muito tipos de remedios e nada quase morri nem consegui ter relaçoes com meu marido tive esse problema uns 4 meses so parou depois que fiz aplicaçao da triva gel , so que depois disso tenho sempre direto principalmente quando acaba a mestruaçao uso a pomada sempre nao sei oque fazer para ela acabar de vez me ajude por favo nao consigo ter relaçoes sempre com meu marido e ele nao entendi isso tenho medo de me trair

    • Marta Andrade

      Olá Amanda,

      A candidíase é bem comum na gravidez e durante a lactação. Você não disse se ainda está amamentando, mas pode ser que seus hormônios ainda não voltaram ao normal, por isso a candidíase está ocorrendo com bastante frequência. Nesse caso, não há nada que você possa fazer além de seguir os tratamentos farmacêuticos que você já conhece. Enquanto seu corpo e seus hormônios não voltarem ao normal, é provável que você continue tendo candidíase mesmo.

      Abraços,

      Marta Andrade

  12. Carol

    Sofro muito com esse maldito fungo.
    Vou começar a fazer um tratamento de 3 anos com injeçoes.
    Para aumentar a minha himunidade.
    Por que todas as pomadas que existe ,eu ja usei,e nao resolveu.
    Espero que com as injeçoes eu ganhe a paz.

    • Marta Andrade

      Olá Carol,

      Você está colocando muita esperança em cima dessa injeção! É besteira! A ajuda da injeção depende unicamente da causa da sua candidíase, que pelo visto você ainda não identificou e está atirando para todos os lados para ver se alguma coisa funciona. Não é por aí. Recomendo que você conheça melhor a doença, lendo um livro como o Candidíase Tem Cura, para que tenha subsídios para definir com mais clareza o que causa a doença em seu caso específico. Só com esse dado na mão é que você poderá determinar um curso de ação. Você pode obter mais informações sobre o livro neste site: http://www.candidiasetemcura.com.br

      Abraços,

      Marta Andrade

  13. kaio

    Tenho 13 anos suspeito que tenho candida no pênis pois apareceu agumas pelotinhas brancas meu pai deu uma olhada e falou q e tipo uma micose ou fungo algo assim ele disse q era pra mim ficar de olho q se piorase era pra mim retornar a falar com ele mais quis saber mais a fundo sobre essa doença e acho q sou portador dela por favor me ajudem !!! Nao quero isso pra mim tenho muito q viver !!!

    • Marta Andrade

      Olá Kaio,

      A candidíase é uma doença muito comum, muito similar à gripe, no sentido de que qualquer pessoa pode ter diversas vezes na vida. Não essa tem coisa de ser “portador” da doença! Você não é “portador” de gripe, mas já teve gripe várias vezes nesses seus 13 anos, não teve? Então! Com a candidíase, o raciocínio é o mesmo. Como seu pai disse, é uma micose, a candidíase é causada por fungos e seja no pênis ou no dedão do pé, é a mesma coisa. Peça para o seu pai passar em uma farmácia e comprar uma dose de Fluconazol (150mg) e uma pomada antifúngica para você passar no local afetado. E não se preocupe, a candidíase não é séria, ela só se torna séria se a pessoa tem alguma outra doença como diabetes, AIDS ou alergias que causam o retorno muito frequênte da doença, o que não parece ser o seu caso.

      Abraços,

      Marta Andrade

  14. Anderson

    Estou muito triste com isso, acabei caindo na tentação de fazer sexo anal com uma mina que não conhecia direito e sexo sem proteção, nisso surgiu o desenvolvimento da cândida, tentei várias metodologias,mas nada dá certo, estou depressivo e com receio de ter outras relações, estou em abstinência sexual muito triste!! Vvou fazer exames para verificar se tenho algo que provoca esse, as vezes penso que tenho algo mais grave, pois esse ano de 2014 fui muito irresponsável e transei muitas vezes sem preservativo.. Triste pra caramba.

    • Marta Andrade

      Olá Anderson,

      A candidíase não é “necessariamente” uma doença sexualmente transmissível, mas sexo anal pode transmitir a doença pois a pele do pênis pode entrar em contato com cândida naturalmente presente na região retal. Exames nem sempre revelam o que causa a doença. Existem diversas causas como por exemplo, intolerâncias alimentares, que não podem ser identificadas em exames. Mantenha isso em mente, só fazer exames não adianta. Contudo, se você praticou muito sexo sem proteção, é importante fazer um exame geral de DSTs para verificar mesmo se você não tem alguma outra DST mais séria que possa estar afetando a imunidade e por tabela, causando candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  15. Pedro pinheiro

    Eu tinha candidiase por um ano comecei joga saliva na cabeça do Penis e os sintomas sumiram dentro de 13 dias a clande desenchou estou bem isso fonciono comigo…..

  16. Anonimo

    De todos os sintomas relatados pela galera ai, eu nunca tive inchaço da glande, e o meu medo é apenas o fato de a candidiase ter relação com doenças mais sérias….

  17. friend

    Olá…a Cändida é a baixa resistência no organismo. O meu problema se no ato sexual eu atritar o pênis na vagina e machucar..pq tenho baixa lubrificaçáo por conta da cirurgia de retirada de utero…fica mais seca..ae esse atrito lesiona…e dae a cändida q fica dentro da pele essa porcaria estoura devido a lesáo..ae vem ardência a coceira , o corrimento esbranquiçAdo e fétido..falam q probiotico é bom…alimentaçáo c oregano p aumentar resistencia. Tomo SECNIDAZOL 1000 mg e no segundo dia pir ser mto.forte a boca fc com gosto de aluminio e no segundo dia os sintomas melhoram…e cuidar moçada melhorar a alimentaçáo…p combater os fungos

    • Marta Andrade

      Olá Rick,

      Não, mas o que causa problemas estomacais como alta acidez corporal, alimentação pobre, stress, entre outros, também podem causar candidíase. Então se você tem ambos os problemas, a melhor hipótese é de que eles tenham a mesma causa, mas um não causa o outro.

      Abraços,

      Marta Andrade

  18. joão verdenski

    olá tenho candida no penis a 6 mes ja usei todas essas pomadas e remedios melhora os sintomas mas volta tudo de novo ffui no urulogista ele disse que não tenho cheiro rui no penis nem nenhuma lesão que esta tudo normal falei pra ele da coceira ele insistiu dizendo que eu não tinha nada ae fui em um outro urologista contei o caso pra ele dos remedios que tomei contei pra ele da coceira ele falo que é candida que os remedios não vam adiantar em nada porque a candida fica em lugar umido e quente por isso sem chance ele falo sobre a cerurgia posquitomia retira a pele que cobre a clande a area fica seca por isso a candida sera controlada e ficarei bom estou pensativo mas vou fazer a cerurgia acho que é o unico geito sem outras chance de cura..se vc ja foi em um medico va em outro tem medico bom que vai te ajuda e te explica melhor não fique com oque vc ouviu so de um medico tem solução sim…………..

    • Marta Andrade

      Olá João,

      A cirurgia não resolve, se esse é único motivo pelo qual você a faria, evite. Se você tem candidíase recorrente, você precisa se empenhar em diagnosticar a causa do problema, que provavelmente é algo que não tem nada a ver com a candidíase em si ou a região genital. Eu recomendo que você leia o livro Candidíase Tem Cura para aprender como descobrir a causa da doença, pois médicos não vão ajudar nesse sentido.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Rafael

      Você fez a cirurgia amigo? Estou pensando em fazer também, se fizer ou já fez conta aí o resultado.

      Abraço

  19. marcelo

    quero fazer uma pergunta se alguem for inteligente para me responder candida genital pode virar cancer a algum perigo ………..

    • Marta Andrade

      Olá Marcelo,

      Existe a hipótese de alguns tipos de câncer são de origem fúngica, contudo, não existe nenhuma pesquisa ainda que ligue candidíase recorrente a câncer. Pela minha experiência, candidíase, mesmo recorrente durante anos, não vira câncer.

      Abraços,

      Marta Andrade

  20. João

    Eu tava com Candidiase , passei a lavar com vinagre e agua morna 2 vezes ao dia e passando a pomada Nitrato de Miconazol .
    Melhorou bastante , mas as machas ainda não sumiram !
    queria saber se aonda estou com a doeça .?
    Mim ajudem por favor !

    • Marta Andrade

      Olá João,

      Você não deve usar vinagre contra candidíase. Vinagre mata bactérias, mas a cândida não é uma bactéria é um um fungo. As pessoas melhoram de candidíase mesmo se não fizerem absolutamente nada e esse fato pode confundir às vezes quando as pessoas fazem certas coisas, como usar vinagre, e isso “funciona”. Não é bem que funcionou, mas simplesmente o fato de que o episódio da doença passou e ele sempre passa, como eu disse, mesmo se você não fizer nada para tratar. No seu caso, o que deve ter ajudado mais foi o nitrato de miconazol que é um antifúngico propriamente dito, não o vinagre, que não faz nada contra fungos. É por esse motivo que ninguém pode afirmar se você “ainda” tem a doença ou não, ninguém pode saber. Cândida na pele todo mundo tem e por esse motivo, todo mundo pode ter candidíase de vez em quando.

      Abraços,

      Marta Andrade

  21. João

    Estou com esse problema desde setembro/2014 se olhar o texto acima posso dizer que antes disso tinha resfriados constantemente, depois disso passei a não ter mais… mas tenho a recorrência da candidiase.
    Fui no médico e fiz o checkup completo todos os exames, graças a Deus tudo ok, depois de tomar diversos remédios e utilizar pomadas o que tem diminido os sintomas ao zero é agua boricada em compressas e a pomada nistatina, porém, depois de uma semana aparecem os pontinhos vermelhos novamente…

    • Marta Andrade

      Olá João,

      Você está se concentrando em fazer alguma coisa diretamente “contra” o problema, mas a solução para a candidíase nunca é direta (no seu caso, o uso da água boricada). Exames nem sempre identificam problemas mais sutis como muitos que causam candidíase. Esse é o caso da intolerância alimentar a qual não pode ser identificada de forma alguma por nenhum exame, somente por testes práticos, tirando e colocando de volta alimentos e ingredientes na alimentação. Pode ser o seu caso e se for, explica porque não foi encontrado nada nos exames. Recomendo que você leia o livro Candidíase Tem Cura do site http://www.candidiasetemcura.com.br para que entenda melhor como funciona esse processo e seja capaz de identificar a causa da doença, podendo eliminá-la pela raiz.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Gustavo,

      É claro que tem cura, mas é preciso compreender que a candidíase é uma doença como a gripe. Qualquer pessoa pode ter e inúmeras vezes na vida. O problema todo ocorre quando há recorrência da doença. Você não menciona se é o seu caso ou não e isso faz toda a diferença! Se você está com uma crise de candidíase, simplesmente use os medicamentos farmacêuticos para tratamento de infeções fúngicas, não tem segredo, nem perigo, é uma infecçãozinha normal. Agora, se seu problema é recorrente, aí é completamente diferente. Se você quer uma ajuda, por favor, esclareça mais detalhes sobre o seu caso.

      Abraços,

      Marta Andrade

  22. Wellington

    Bom dia
    A microbiota intestinal com as bacteria boas do intestino que controla a candidiase, todos nós temos mais ela é controlada pela bacterias beneficas. Se alguem tomar um antibiotico para algo, esse antibiotico destrói tanto as bacterias boas quanto as ruins, daí que a candida começa se descontrolar, candida de qualquer parte do corpo se inicia pelo intesino e nao adianta apenas fazer tratamento local, é necessario mudar a dieta retirando tudo que a alimenta açucar, trigo, leite, alimentos ricos em amido. No fim das contas só pode comer legumes em geral, ovo,peixe e carnes de todo tipo ( de preferencia a organicos) e só pode usar azeite de oliva extra virgem e oleo de coco virgem ou extra virgem. E reentroduzir as bacterias boas no intestino, seja atraves de probioticos em capsulas ou kefir de agua. E tomar anti fungicos para matar a candida (nistatina, oleo de riceno, alho cru) e perceba que os sintomas vao piorar é sinal de que esta dando tudo certo e ela esta saindo(famosa reaçao de heixheimer= piorar para melhorar). Mais o tratamento é moroso leva de 2 a 3 meses. Mais o mais importante é a dieta, nao saia dela nem um dia sequer. E alem de tomar probioticos tomem tbm prÉbioticos são os alimentos para as bacterias boas do intestino se alimentar. Fontes de prÉbiotico natural é banana verde, procurem por amido resistente, ela tem q ser crua nao pode cozer.

    Obs: Depois do tratamento tomem probioticos e prebioticos pro resto da vida, são eles que fazem o controle da candida no intestino e lembrando candida em qualquer parte do corpo se inicia pelo intestino.

  23. marcelo

    ainda não fiz a postectomia mas to pensando em fazer. essa semana fui no urologista contei meu caso pra ele de novo…sobre a coceira pequenas fisgadas que sinto…..contei pra ele que ja faz meio ano que meu penis ñ descamo mas…..ele me examino disse que não tenho lesão que meu penis esta normal sem cheiro rui…o urologista disse que não tenho candida….então por que tenho coceira…falei pra ele fazer o postectomia….ele não me garantiu que a coceira vai sumir…ou se vo melhora.essa semana comecei lavar o penis com sabonete de coco..so uma vez por dia seco bem o penis e a coceira diminuiu …se melhora como esta melhorando levando com sabonete de coco e secando bem talvez eu desista da cerurgia……..

    • eduardo

      Realmente eu estava com essa coceira e penis bem avermelhado,passei todos os tipos de pomada e nada, tomei todos tipos de antibiotico e antimicoticos e nada, dai meu o medico infectologista, mandou lavar com sabão de coco, resolveu tudo, na hora arde pra caramba, mas passados dois tres dias ele volta a ficar normal.

  24. Marcelo

    Fui diagnosticado com candidíase e tem 2 dias que tomei secnidazol 2 comprimidos a noite, mas não observei melhoras ainda, o sintoma que tenho é corrimento branco no pênis e na bolsa escrotal tem uma cor amarelada nos poros onde tem os pelos. Alguma sugestão?

    • Marta Andrade

      Olá Marcelo,

      Não há melhora em tão pouco tempo! Você precisa ter paciência, os sintomas da candidíase podem perdurar de vários dias até meses, mesmo com medicação.

      Abraços,

      Marta Andrade

  25. marcelo

    ola pessoal estou lavando o Penis com sabão de …coco o mais barato do mercado e ta dando resultados a coceira sumiu a ardencia sumiu ..e a cor volto ao normal …e a pele fico mais forte …..façam isso e contei ae se realmente foi bom pra alguém espero ter ajudado alguém nem vou mas fazer postectomia…façam sexo com preservativo sempre ………..

    • Rafael

      Que bom mano! Parabéns! Como era a cor que vc tá falando? O meu fica vermelho na parte da glande que é recoberta pela pele do prepúcio.. Era assim também? Amanhã mesmo vou comprar sabão de coco, abraço!

  26. marcelo

    isso mesmo mano ficava vermelho coçava ardia passei lava com sabão de coco e estou melhor faça mesmo o teste….se fica bom ou se ver melhora posta ai pra ajuda mas alguem …falou……

  27. Anomina

    Olá,descobri que tenho candidíase oral.Minha garganta e amígdalas ardem muito,está muito difícil até para a ingestão da própria saliva,não durmo a dias por conta da dor…gostaria de saber se há algum medicamento que me amorteça minha garganta,quanto tempo vai demorar para sumir e se é recomendável uma internação,pois eu não aguento mais passar noites em claro devido a dor,por favor preciso de ajuda,obrigado

    • Marta Andrade

      Olá,

      Você já consultou um médico? Já tomou medicação antifúngica como Fluconazol? Essas seriam evidentemente as primeiras providências. Fora isso, você tem que ver o que está causando a candidíase, pois esta doença tem perfil secundário, ou seja, não é como uma doença que você “pega” diretamente como o vírus da gripe, toma alguma coisa, passa e pronto. A candidíase em casos como o seu só aparece porque há alguma coisa no corpo que está propiciando o crescimento excessivo das populações de cândida, que é um fungo que normalmente habita a pele e o trato gastrointestinal, incluindo a boca. Se você não conseguir descobrir o que está causando o problema, dificilmente será capaz de resolvê-lo completamente. Indico que você leia o livro Candidíase Tem Cura (site de mesmo nome) para conhecer melhor a doença e saber como descobrir esta causa. Mas de qualquer forma, veja um médico. Não se faz internação por causa de candidíase, você não pode simplesmente “se internar”, um médico tem que solicitar a sua internação.

      Abraços,

      Marta Andrade

  28. Sueli kato

    Fiquei apavorada tenho cincoenta anos nunca tive nada na boca uns vintes días atras comecou minha lingua e labios arder a lingua ficar branca como uso protese e ja esta velha fiz uma o ano passado me deu alergia me queimou a boca inteira tentei usar varias vezes mas não deu tive que colocar a minha velha fiquei apavorada porque meu filho falou que eu estava com a sindrome da boca ardente e geralmente não tem cura ai minha dentista conseguiu uma consunta com uma medica estomatologista ela olhou minha boca disse que eu estava com candidiese oral eu tomei um antibiotico muito forte e nas reacoes adversas podia dar candidiese oral. O remedio foi Klaricid Ud. ja faz cinco dias que estou usando nistatina solucao de manha. De tarde e a noite e deixando a protese de molho em dois dedo de agua sanitaria e dois dedo de agua recomendacao medica pra ajudar a matar a bacteria ja estou no quinto dia e nada mesmo a medica falando que estou com candidiese oral fico achando que e outra coisa ai ela me falou que a sindrome da boca ardente não da lesoes na boca e o meu ja esta descendo pro esofago a garganta arderdendo e estou sentindo no esofago tambem estou bem mal com isso achando que não tem cura mesmo a medica me falando que se o tratamento de quinze dias não,der certo ela vai entrar com outro e horrivel um transtorno ainda mais quando as pessoas falam que voce tem outra coisa entao a candidiese ela deixa os labios andendos tambem e todo rachado

    • Marta Andrade

      Olá Sueli,

      A candidíase não é causada por uma bactéria, mas sim por um fungo. Seu depoimento é um pouco confuso, pois você disse que tomou antibiótico “super forte” para candidíase? Foi isso? Não se toma antibiótico para candidíase, pois os antibióticos causam a doença. De qualquer forma, você precisa avaliar o que pode estar provocando em você a tendência para proliferação de fungos. Essas causas podem ser desde baixa imunidade até alergias, intolerâncias alimentares, diabetes e outras doenças autoimunes. Existem diversas providências que você pode tomar localmente com bocheços e produtos para usar diretamente para aliviar os sintomas, contudo, é muito mais importante descobrir o que está causando o problema, pois se você não resolver essa causa, ela vai continuar provocando a candidíase mesmo depois de todos os tratamentos.

      Você já leu o livro Candidíase Tem Cura? Eu altamente recomendo este livro para casos como o seu, pois o livro se foca em ajudar o paciente a descobrir a causa da sua candidíase e reverter o processo. Veja na coluna ao lado deste site, tem uma foto com link para o site do livro.

      Abraços,

      Marta Andrade

  29. Sueli kato

    Oi Marta Andrade talvez eu não tenha me explicado direito não tomei antibiotico para candidiese oral eu tomei antibiotico o Klaricid Ud para sinusite e inflamacao no ouvido durante o periodo que tomei o antibiotico fiquei com minha lingua muito amarga tomei so uma caixa eram duas não aguentei tomar as duas na semana seguinte que comecou comecei sentir uma ardencia na lingua fiquei desesperada procurei uma medica de alergia ela disse que eu poderia estar com monialese eu não sabia que e o mesmo que candidiase oral ela disse pra tomar dois antialergicos e usar nistatina solucao so que eu não tava engolindo a nistatina eu fazia gargarejo e jogava fora ai comecou a piorar a minha dentista me indicou uma estomatologista eu ja estava desesperada a dois anos perdi meu pai e irmao com cancer de boca fiquei traumatizada como eles sofreram ai qualquer coisa que da na minha boca fico apavorada .Entao passei com medica de estomatologista chorando muito ela olhou minha boca e disse que todos os remedios que tinha tomada tinha mascarado o problema mas achava que eu estava com candidiese oral pediu para parar com todo remedio e so usar o nistatina solucao e engolir ja faz sete dias e nada de melhora amanha tenho consulta novamente com ela fico com medo de isso não ter cura como uso protese em cima o ano passado fiz uma nova não consegui usar me deu alergia queimou minha boca inteira tive que colocar a protese antiga que ja tem vinte anos fico preocupada se não for essa protese que esta dando iso na minha boca a medica falou que tudo que a protese tinha que liberar que e o monomero ja liberou tem como fazer algum exame pra saber se realmente e candidiese oral nossa em cincoenta anos de vida eu nunca tive nada na minha boca a medica disse que a candidiese ja estava pegando a garganta essa semana estou sentindo meu esofago arder tambem como tenho esofagite e gastrite fico preocupada e tambem coloco a protese em agua sanitaria e agua tambem recomendacoa medica para poder matar os fungos espero que tenha entendido e desculpe o texto longo

    • Marta Andrade

      Olá Sueli,

      Antibióticos fazem um estrago terrível no corpo e você está sofrendo as consequências. É complicado, mas é preciso lentamente ir reconstruindo as populações de probióticos que protegem o corpo de fungos como a cândida (que é a mesma coisa que sapinho, micose, monilíase, candidíase). Tome bastante iogurte, Yakult, kéfir e continue com o tratamento com a nistatina. Procure na internet receitas para gargarejo em casos de sapinho (que é o nome mais comum). Devido ao histórico genético você pode ter uma sensibilidade maior à cândida na boca, por isso desenvolveu sapinho ao invés de por exemplo, candidíase vaginal que é o mais comum após tratamento com antibiótico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  30. marcelo

    olá alguém inteligente para responder. eu ja usei todos os remedios para candida no penis…..10 mes sem resultados…..parava.. com os remedios os sintomas começavam tudo de novo…..não tenho diabetes…nem HIV…pratico esportes…sempre quando..lavava..o Penis com sabonete com cheiro…..a cocçeira era imsulportavel….e depois da coceira…. a ardencia era muito rui…ja tive por 3 vez descamo o penis….faz 4 mes que não tomo mas remedios para candida…nem coloco mas remedios no penis…depois que passei a lavar com sabão de coco….a coçeira paro e não deu mas ardencia…..sera que o sabão de coco cura a candidiase..no Penis que estou me sentindo bem sem sintoma ……. ..

  31. Sueli kato

    Oi marta tudo bem hoje voltei a medica depois de quinzes dias com nistatina so que levei uma bronca me disseram que gargarejo com limao puro tres vezes ao dias era bom ai fiz o ceu da minha boca comecou a sangrar tudo bem a medica me examinou e disse que minha garganta e o ceu da boca estava muito vermelho mas que o guadro da candidiese as placas brancas ela não estava vendo mais mas minha boca ainda arde muito so que minha garganta e o ceu da boca ja estava vermelho antes de eu tomar o limao a medica disse que mascarou o problema e pediu para eu fazer gargarjo com decadrom durante cinco dias ja estou desanimada tive que passar ate com o psiquiatra de tao neura que estou ficando achando que não vou melhorar mais não a medica disse que samana que vem talvez peca uma biopsia vc acha que estou no caminho certo e que vou melhorar beijos! Desculpa o,desabafo

  32. marcelo

    ja que ninguem responde porque não tem o que responder o sabão de coco foi bom…para os sintomas mas um pouco as vez sempre volta…o sabão de coco não cura mas ajuda nos sintomas…..para candidiase no penis quando os remedios não resolvem….não tem formulas ..que vam te curar…o geito é a postectomia ..ja marquei para dia 19 de maio……

    • jou

      Boa noite. Queria saber se após a postectomia se a pele regenera novamente? Me conte se os sintomas sumiram?

      • Marta Andrade

        Olá Jou,

        A pele se regenera, mas não há garantia alguma de que os sintomas vão sumir, pois a causa da doença não foi endereçada, a cirurgia é simplesmente um paliativo, assim como medicação farmacêutica.

        Atenciosamente,

        Marta Andrade

  33. marcelo

    olá olha eu ae. rsrsrsrrsr..fiz ontem a postectomia …estou com o penis muito enxado……se recoperando…se alguem quiser saber como foi a cerurgia ..peça ae pra eu escrever como foi e como estou…ok….

    • vagner

      Oi Marcelo, também tenho candidíase, como vc está após a cirurgia ? Continua com os sintomas? e como está a aparência do Pênis ?

  34. pedro.....

    ola fiz a postectomia ….hoje..faz 16 dias estou bem recoperado ….fiz porque sofri….quase um ano…..com candida no penis….eu tinha muita pele no penis……até agora …estou sem os sintomas da candida ….o fungos foi embora……se voce tem candida no penis e nunca fez postectomia…..ja tomo todos os remedios ……conselho…faza a postectomia ….voce vai ficar …bom …..não va por conversa de quem não ….tem pinto…afinal é a sua saúde…..

  35. pedro.....

    ola hoje, faz 23 dias que fiz a postectomia ..os pontos ja cairam …..para fazer a cerurgia ..a nestezia é local …so senti a agulhada no Penis que não doeu nada depois não senti mas nenhuma dor….a cerurgia é tranquila….poblema é fica 30 dias sem sexo….depende da recoperação ..leva até 40 dias …sem sexo….ja to nervoso.srsr….a higiene fica mas facio…o penis fica bem mas sequinho…..to feliz com a cerurgia….o mas importante ……não tenho mas coceira no penis …não fica mas vermelho……a pele da clande esta bem forte…….não tenho mas ardor…..até agora sem sintomas da candida no Penis……..

  36. Markin

    Peguei esse maldito fungo tem uns 3 meses to com muita raiva nunca sara to quase pegando ate com pai de santo nunca mais tive uma vida normal to indgnado com essa coisa passei ate creolina no p… Chega doeu demais ate q saro por um mes agr volto denovo q raiva q eu to viu

  37. pedro.....

    cara fiz a postectomia ..hoje..faz 41 dia por sofre um ano …com esse fungos ..remedio não .não adianta nada..até agora não sofri mas com lesão no Penis nem vermelhidão..NEM COCEIRAS…o Penis fica bem mas sequinho… td tranquilo…….se voce nunca foi o perado…nunca fez a postectomia….faça pelo menos pra mim esta dando certo……………

    • iTo

      Vc retirou toda pele em volta da glande? eu fiz postectomia, mas meu médico não retirou toda a pele, depois de 1mês voltei a sofrer com a candidíase, tô bem desanimado!!! me passa seu email ou face para trocarmos informações…

    • Marta Andrade

      Olá Diurna,

      Não conheço esse medicamento. Você poderia postar a composição aqui?

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá James,

      É óbvio, você não acha?! Além do efeito no sistema imunológico, ainda temos o fator do açúcar, então a bebida oferece 2 agravantes que pioram a candidíase. Além disso, a cerveja especificamente, ainda contém malte de cevada que estimula o crescimento de fungos como a cândida.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  38. pedro.....

    o ito eu tirei dois centimetros .de pele na postectomia..fico aberto ..não cumula orina .no Penis..a clande fica bem seca…hoje faz 43 dias ta td tranquilo…veja ae cara se vc não tem.. hiv..ou diabetes…..se vc tiver uma doença grave no sangue não vai adianta nada fazer postectmia…o geito é vc le o livro..e tenta outra forma……mas comigo até agora td bem…..

    • iTo

      Não tenho nenhum outra doença, já fiz vários exames! Vou ter que refazer a cirurgia e tentar outros medicamentos…

  39. pedro.....

    cara comigo esta td tranquilo.a cirurgia …hoje faz 43 dias…so a cinta que ainda esta meio apertada….o medico falo que ela vai se solta mas vai fica mas solta…hoje o primeiro dia que fiz sexo….dei um tapa na rachada …e mandei ver…correu tudo.. bem….cara a cirurgia ..realmente não elimina a candida …do penis apenas é para manter mas seco…pro fungos não se manifesta no Penis…puxe a pele do penis para tras depois de lavar e ceque bem com papel higienico….como vc ja fez a postectomia …..vc naõ vai ter poblemas com fungos….n posso passa meu email..por aqui .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *