Quais os sintomas da candidíase peniana?

Sintomas candidíase peniana

Você pode ter candidíase mesmo sem apresentar todos os sintomas abaixo. No entanto, é um mito a ideia de que o homem pode ter candidíase mesmo sem apresentar sintoma algum. A candida albicans é um fungo que vive na pele de todo mundo, sem exceção. Por isso, todo homem tem cândida no pênis, isso não quer dizer que tenha candidíase! A candidíase peniana é uma infecção causada pelo crescimento excessivo da população de cândida já existente no pênis.

A candidíase peniana (no pênis) apresenta sintomas como:

– ardência;

– vermelhidão;

– coceira;

– secreção branca parecida com o sêmen;

– inchaço;

– dor durante relações sexuais;

– pele sensível que se corta facilmente.

A candidíase peniana deve ser diagosticada primeiramente por um médico

 

Se você não foi ainda diagnosticado por um médico com candidíase, pare de procurar informações na rede e vá ver um médico!

Um diagnóstico certeiro é a primeira coisa que você precisa. Não saia pela internet pedindo ajuda dos outros para identificar o que você tem. As pessoas não têm bola de cristal, nem são adivinhas! Ninguém pode adivinhar o que você tem com base nos seus sintomas, pois os mesmos sintomas podem ser compartilhados por inúmeras doenças.

Além disso, a candidíase em homens não é comum. Isso significa que para um homem ter candidíase é necessário que algo muito sério esteja ocorrendo com sua saúde. De HIV a diabetes, muitos são os problemas que podem estar no fundo de crises de candidíase peniana. Por isso é imprescindível ver um médico primeiro, fazer os exames apropriados e determinar o que está ocorrendo no corpo que está permitindo a vulnerabilidade que está dando espaço para o crescimento em excesso da cândida.

Leia o artigo Candidíase no pênis – O que pode causar cândida no pênis? para ter uma ideia melhor do que pode causar a candidíase peniana para que você compreenda o quanto é importante fazer um checkup geral de saúde primeiro para avaliar o que está errado com o corpo. Em casos de intolerância alimentar ou acidez corporal, isso é uma coisa que só você mesmo poderá determinar, mas é importante ver um médico primeiro para fazer os diversos exames que irão afastar as possibilidades de doenças mais sérias.

127 comentários: leia abaixo ou deixe o seu
  1. RAí

    ardência;
    – vermelhidão;
    – coceira
    to tomando itroconazol a dois dias e nada. cubro a cabeça do meu penis com pomada pra aliviar a coceira, fica vermelho e o que eu façoooooo to com medoooo quero fik bommmm

  2. Alan

    Um tempo atrás comecei a sentir muita coceira no pênis e logo depois surgiu uma vermelhidão, um pouco de inchaço e apareceu uma massinha tipo sebo, procurei um urologista e na análise visual dele tratava-se de fungos. Receitou uma pomada chamada Candicort e o comprimido Fluconazol 150ml para fazer tratamento por 7 e 14 dias. Fiz o tratamento e os sintomas melhoraram, mas uma semana após o fim do tratamento os sintomas retornaram. Voltei ao médico e ele pediu para repetir o tratamento, sendo que ocorreu a mesma coisa, os sintomas voltaram.
    Continuei utilizando apenas a pomada e percebi que meu pênis estava diferente, mais embranquecido e após as relações sexuais sentia uma forte ardência como estivesse ferido.
    Decidir procurar outro urologista e expliquei toda a história, ele passou a pomada Baycuten-N e o comprimido Miconal 100mg para usar 7 e 4 dias, entretanto fez um alerta, este tipo de fungos sempre volta, a única solução seria a retirada total da pele que cobria a glande do pênis com a cirurgia chamada de postectomia radical. Falei a ele que eu já tinha feito esta cirurgia quando criança, mas ele explicou que desta vez seria retirada toda a pele que cobria a glande do pênis e que ele ficaria aberto o tempo inteiro evitando a umidade e o surgimento de fungos.
    Utilizei o medicamento que ele receitou por um período, mas parava de usar os sintomas voltavam. Então resolvi retornar para o médico, ele insistiu dizendo que a solução definitiva seria a cirurgia e que outros tipos de tratamento não resolveria totalmente o problema.
    Cheguei a marcar a data da cirurgia, mas fiquei com medo de como ficaria a aparência do meu pênis, então resolvi procurar outro urologista para escutar outra opinião, na consulta ele examinou o pênis e falou que a primeira cirurgia que eu já tinha feito era para ter sido retirado toda a pele, mas que para resolver o problema com os fungos era para eu seguir tais recomendações:

    Durante 15 dias ficar 24 horas com gases amarrada na glande do pênis, impedindo que a pele fechasse;
    Durante estes 15 dias poderia usar qualquer uma das pomadas que os outros médicos já haviam receitados;
    Usar apenas sabonete neutro;
    Mesmo depois dos 15 dias, após urinar deixasse o pênis por um período aberto;
    Lavar e secar sempre o pênis várias vezes ao dia;
    Não ficar muito tempo com roupa molhada;
    Evitar excesso de açúcar;
    Após as relações sexuais ou masturbação, sempre lavar o pênis;
    Usar camisinha.

    Já fazem 6 meses que que comecei a seguir estas orientações, mas não sentir mais a coceira e nem a vermelhidão, apenas o inchaço que as vezes aparece. Como os sintomas quase sumiram, desistir de fazer a cirurgia.

    Então, este é o meu relato do meu problema com fungos no pênis e como conseguir acabar com os sintomas.

  3. Renato

    Se não tiver nenhuma coceira, vermelhidão, manchas brancas dor no penis. Será que o homem pode ter tmb ?

    • Marta Andrade

      Olá Renato,

      É difícil saber, mas a regra geral é que sem sintomas não há candidíase. Todo mundo, contudo, tem cândida nos órgãos genitais, o que pode em tese, gerar crises de candidíase dependendo de outros fatores como imunidade, alergias e irritação na pele, o que pode ocorrer durante a relação sexual, levando a pessoa a acreditar que ela “pegou” candidíase do parceiro, quando isso na verdade, não ocorreu.

      Abraços,

      Marta Andrade

  4. Jeff

    Tive candidiase a um 2 meses atrás tomei fluconazol 150mg um por semana e fiz o uso da pomada miconazol + tinidazol os sintomas sumirão porém surgido uma mancha que quando eu ejaculo fica vermelha e arde esta localizada onde sai a urina fui novamente. No uru e ele me receitou cardicord faz 4 dias que estou ultilizando somente a pomada que foi recomendado pelo o uru. Não sei se foi um retorno da cândida por causa dos antibiótico que logo em seguida tive que tomar por cusa de um trauma na coluna e tive que inicia. Já fiz todos os tipos de exames urinários e sangüíneos estou preocupado.

    • Marta Andrade

      Olá Jeff,

      Provavelmente foi o antibiótico. Há pessoas que sempre têm candidíase após um tratamento com antibióticos. Candidíase é uma doença super comum, não há razão para se preocupar. Você ao que me parece, não sofre de candidíase recorrente, então, essas duas ocasiões foram isoladas, faça o tratamento recomendado pelo médico e provavelmente você vai se curar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  5. renato

    Senti uma coceira no penis e logo surgiu a vermelhidão constatei por via da internet q seria candidiase
    mas essa semana comecei a sentir fraqueza estou assustado

    • Marta Andrade

      Olá Renato,

      Você precisa consultar um médico, mesmo que seja clínico geral, pois a candidíase pode aparecer como consequência de outro problema muito mais sério no corpo, como AIDS. Não estou dizendo que você pode ter AIDS, mas é um exemplo de uma doença que se mostra através de doenças secundárias que aparecem no corpo devido a baixa imunidade, e uma delas é a candidíase. Existem outras doenças que fazem a mesma coisa, então não entre em pânico! Apenas faça exames! A candidíase em si não gera esse tipo de sintoma no corpo, apenas sintomas locais, então é importante diagnosticar corretamente o que você tem, ok?

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Santiago,

      Pode ser candidíase, mas o ideal é que ela consulte um médico, não é mesmo?! Ficar andando pela internet perguntando “o que pode ser que ela tenha” não é o ideal. Tudo o que você vai coletar são palpites.

      Abraços,

      Marta Andrade

  6. Dhyan

    Bebam muita agua quando a dor ou o desconforto for grande. Bebam 1 a 2 litros de agua de manha e mais durante o dia. A agua ajuda o corpo a se limpar.

    Façam auto-hemo-terapia.

    Corte o açúcar dos alimentos, ore e seja otimista.

    Jejuns longos também ajudarão

    Boa sorte

    • REAUS

      POIS É EU JA SOFRI COM ESSA PORCARIA POR MUITO TEMPO E DIGA MAIS ISSO ME CAUSOU PROBLEMAS NO CORPO TODO E FUI AO MEDICO VARIAS VEZES POREM SEMPRE PASSAVAM AS OS MESMOS REMEDIOS ESSES Q LI NOS RELATOS, ENTAO UM DIA LENDO E ASSISTINDO PALESTRA COM DR. LAIR RIBEIRO UM DIA ELE DISSE Q ERA POSSIVEL CURAR COM O USO DE COCO AI PASSEI A TOMAR OLEO DE COCO TOMAR A AGUA DE COCO E ESTOU ME SENTINDO BEM NAO TENHO MAIS A VERMELIDAO NEN COCEIRA MAS SINTO QUE NAO ESTOU CURADO POR ISSO VOU CONTINUAR O TRATAMENTO POR MUITO TEMPO ATE Q EU ME SINTA SEGURO E SE ALGUEM FOR SEGUIR ESSE TRATAMENTO E FOR CASADO SUGIRO Q O PARCEIRO FASSA TAMBEM MESMO Q NAO TENHA SINTOMAS

  7. ANDERSON

    OLÁ , A ALGUNS MESES COMEÇOU A NASCER UMA MANCHA BRANCA NO PENIS , MINHA ESPOSA ACHO MELHOR EU PROCURAR UM MÉDICO JA QUE TINHA DIAGNOSTICADO HPV , NELA … ENFIM , FUI AO MEDICO QUE ME PEDIU EXAMES FIZ INCLUSIVE BIÓPSIA DA MANCHA NO PENIS E O RESULTADO SEGUNDO O MÉDICO EU QUE EU NÃO TINHA HPV ,APENAS ACONCORDON) MAS AS MANCHA BRANCA NO CORPO DO PENIS PERMANECE … ( NÃO COÇA E NEM ARDE ) SERÁ MINHA ALIMENTAÇÃO? CONFESSO QUE SOMO MUITA PORCARIA E MUITO AÇUCAR , ESSAS MANCHAS ME INCOMODAM PAKAS…

    • Marta Andrade

      Olá Anderson,

      Manchas brancas geralmente são sinal de candidíase, o que não é perigoso, mas pode incomodar se a causa não for identificada. Não é possível dar uma opinião se o problema é sua alimentação. Só você mesmo pode avaliar considerando todas as hipóteses do que causa a doença e vendo se é o seu caso.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • ANDERSON

        MUITO OBRIGADO DRA. MARTA , SÓ RESSALTANDO , NÃO HÁ ARDENCIA , NEM VERMELHIDÃO , NEM COÇA , … PENSEI EM IR ATÉ A FARMÁCIA E PEDIR ALGUMA POMADA PRA CANDIDIASE , POR ISSO QUIS TIRAR DÚVIDAS ,.. DE QUALQUER FORMA MUITO OBRIGADO!

    • Marta Andrade

      Olá Silva,

      Você relata apenas um único sintoma… Ninguém pode fazer um diagnóstico, nem mesmo um médico, com apenas esta informação. Sensação de queimação ao urinar pode ser candidíase (fungos), infecção urinária e alguns tipos de DSTs. Você precisa ver um médico e fazer exames para determinar o que é.

      Abraços,

      Marta Andrade

  8. lucinei

    ola minha mulher esta escorrimento e foi ao medico e o medico disse que seria uma doença sexulamente transmissevel e agora que tipo de exame eu tenho que fazer pois não sinto nada ja senti umas coceiras e mas nada

    • Marta Andrade

      Olá Lucinei,

      A minha especialidade aqui é candidíase, não sou médica, não posso avaliar qualquer tipo de doença. O médico pode ter erroneamente qualificado a candidíase como doença sexualmente transmissível e não é, mas você não disse se o médico disse que ela tem mesmo candidíase ou tem outra doença. De qualquer forma, exame de DST é um só, é só chegar em um posto de saúde ou visitar um médico e pedir para fazer. Candidíase, contudo, não pode ser identifica em exame de sangue nem exame de DST pois não é uma.

      Abraços,

      Marta Andrade

  9. Josi

    Meu marido esta com vermilhidão no penis, não arde e nem coça, o méido deu remédio para candidiase e não resolveu o que poderá ser?

    • Marta Andrade

      Olá Josi,

      Não é possível fazer um diagnóstico com apenas um único sintoma (vermelhidão no pênis). Se o médico diagnosticou candidíase, ele provavelmente está certo. O fato do remédio não ter funcionado está ligado a outros fatores, não ao fato de que talvez ele não tenha candidíase. Veja aqui, por exemplo, os outros comentários, há muita gente que usa remédios para candidíase e não obtém resultado algum ou demora muito para melhorar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  10. Wagner

    Ola estou com um pouco de vermelhidão e sinto um pouco de coceira na glande do pênis e está um pouco sescamoso . Qual a pomada indicada, ?

    • Marta Andrade

      Olá Wagner,

      Vermelhidão e coceira podem ser sinal de candidíase, o que no caso é tratada com qualquer pomada antifúngica ou nistatina, mas só com a descrição desses dois sintomas, não é possível saber ao certo. Pode ser outra coisa. Você precisa primeiro obter um diagnóstico de um médico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  11. Dai

    Olá.. de vez enquanto esta saindo umas bolinhas vermelhas na cabeça do pênis do meu namorado e ele sendo muita ardência, depois de uns dias some e fica bom mais logo torna a voltar aparecer.. As vezes chegar a ficar bem inchado. . O que será que pode ser? ?

    • Marta Andrade

      Olá Dai,

      Não dá pra dar palpite com base em um único sintoma (bolinhas vermelhas), isso seria irresponsável da minha parte. Ele precisa fazer exames adequados com um médico, pode ser alergia, candidíase, herpes e uma série de outras doenças.

      Abraços,

      Marta Andrade

  12. Alessandro Freitas

    Olá…
    Há um mês atrás percebi que ao acordar sempre tinha uma mancha amarelada na cueca e que apresentava um cheiro horrível, logo venho sentindo quando fico algumas horas sem tomar banho uma coceira média e o pênis fica com aquele sebo fedorento e sua quantidade vai de pouco a médio, de acordo com o tempo que fico sem tomar banho. Dá a sensação que estou assado, na glande apresenta uma vermelhidão e quando aperto, esse liquído não sai mas sinto a uretra um pouco inflamada. Eu vou a um médico, mas gostaria da sua opinião para me tranquilizar.

    • Marta Andrade

      Olá Alessandro,

      Fica difícil eu te ajudar, pois pode ser candidíase, mas seus sintomas são confusos, já que candidíase não causa secreção amarelada (mas sim branca) e não causa mau cheiro, pelo contrário, o cheiro da cândida é “pão assando”, então também é possível que você tenha uma infecção urinária (pois são bactérias que causam mau cheiro), o que é sério e precisa ser tratado com urgência com antibióticos.

      Abraços,

      Marta Andrade

  13. Christian

    Olá meu nome e christian e eu não sabia que tinha esse problema ontem depôs da relação sexual com meu parceiro eu decidir ir ao banheiro tomar banho mais quando fui ver tinha uma masinha branca eu tentei tirar mais não consegui … E muito difícil por quanta da dores que sinto de enchado e por esta dolorido e vermelho o que pode ser ?

    • Marta Andrade

      Olá Christian,

      É possível que seja candidíase, mas o ideal é consultar um médico e fazer exames, se necessário.

      Abraços,

      Marta Andrade

  14. Cleiton

    Eu to com muita ardensia e muito vermelho ja comecei o tratamento eu devo corta o acucar me dis amelhor coisa eu devo faser que deus nois abensoi

    • Marta Andrade

      Olá Cleiton,

      Apenas siga o tratamento. Você não disse se sofre de candidíase recorrente, mas pela sua ansiedade, assumo que não! Nesse caso, então, fique calmo, o melhor a fazer é só seguir o tratamento e não consumir NENHUM tipo de bebida alcóolica, principalmente cerveja, além de evitar qualquer atividade sexual, inclusive masturbação, pois a fricção na pele retarda a melhora dos sintomas.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Leandro,

      Manchas brancas são sinnal claro de candidíase. Como me parece que você nunca teve isso, dada a sua surpresa, é só fazer um tratamento clássico (ou seja, farmacêutico) para candidíase e tudo passa. Vá até uma farmácia e peça ao farmacêutico Fluconazol e pomada para candidíase, qualquer uma serve.

      Abraços,

      Marta Andrade

  15. maikel

    oi eu tenho candidiase ja alguns anos me tratei a dois anos soq agora voltou,estou c o penis todo machucado cheio de arranhoes q nao saram,os testiculos num vermilhidao q coça muito e tambem ta machucado,dessa situaçao toda minhas virilhas se encheram de bolhas vermelas q coçam muito e passou até p meus joelhos e axilas,isso faz parte da candidiase? obs;eu suo muito e trabalho em lugares quentes isso tem relaçao? obrigado

    • Marta Andrade

      Olá Maikel,

      Trabalhar em lugar quente pode ter relação sim, mas é preciso que tenha alguma condição em seu corpo que somada ao calor constante, cause candidíase. Você precisa descobrir qual é esse fator, só ficar fazendo tratamentos, no seu caso, não adianta nada. Para casos como o seu eu recomendo o livro Candidíase Tem Cura, que você pode obter no site de mesmo nome.

      Abraços,

      Marta Andrade

  16. Antônio

    Ola doutora
    Apareceu no meu penis umas pintinhas vermelhas q corsa
    E a minha namorada esta com a vagina corsando e vermelha
    Pomada antefugicas pode acabar com isso
    Aguardo resposta
    Q a senhora(o) possa min ajudar

    • Marta Andrade

      Olá Antônio,

      Se for candidíase, a pomada antifúngica pode resolver, com uso também do remédio oral antifúngico (Fluconazol) que apenas um único comprimido, mas é 10 vezes mais potente de que qualquer pomada. Agora, vocês não consultaram um médico pessoalmente, então fica difícil determinar se é mesmo candidíase ou não… É importante vocês se absterem de relações sexuais e masturbação pois qualquer fricção na pele causa a piora dos sintomas.

      Abraços,

      Marta Andrade

  17. Felipe Sousa

    Olá,peço que me ajude,estou logo após a relação sexual com minha esposa terminei já com dor e ardência no pênis, no dia seguinte começou uma coceira nas borda que cobre a glande,apresentando também vermelhidão e edema, e algumas fissuras na pele mais fina do pênis e também sai um líquido esbranquiçado parecido com o cemer, e já passei pomada e tomei fluconazol e lavo várias vezes ao dia e mesmo assim continua os mesmos sintomas, muitos dias sem ter relação já Tou ficando nervoso, me ajuda DRa.isso pode ser candidiase?

    • Marta Andrade

      Olá Felipe,

      Isso pode ser candidíase sim e não custa nada fazer um tratamento com pomada e Fluconazol, medicamentos que você compra em qualquer farmácia sem prescrição. Se não melhorar, veja um médico pessoalmente.

      Abraços,

      Marta Andrade

  18. joão verdenski

    pois é eu estou com essa doença a 5 mes duas vez descamo o penis usei varias pomadas para passar no penis tomei remedios via oral nada adiantou até agora foi no urulogista ele me examinou e disse que não tenho lesão nenhuma no penis nem cheiro rui que meu penis esta td bem aparentemente não me deu mas remedio nenhum mas continuo sentindo forte coceira as vez vou até para no hospital eles sempre me receitam miconazol para fungos e naõ resolve nada a coceira que sinto é para tras da clande muito forte que chega meda dor de cabeça ja fiz exames de sangue e não tenho nada grave no sangue a coceira é tão forte que tenho ansia de vomito e até agora não aparece nada em exames esse é o meu relato ……………

    • Marta Andrade

      Olá João,

      Coceira somente pode não ser candidíase, pode ser uma simples alergia, por isso os medicamentos para fungos não fazem efeito. A candidíase causa uma série de outros sintomas. Consulte um dermatologista. Pode ser que você tenha sim candidíase, mas o fator de origem pode ser alérgico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  19. Paulo

    Eu tinha por muitas vezes coçeiras e vermelhidão na grande do penis, ficava vermelho ardia, coçava, tomei todos os tipos de remédios aki citadose pomadas, e por um acaso achei uma pomada aki em casa e resolvi passar, por incrivel que pareça a melhora foi total em dois dias, a pomada q passei se chama kollagenage, deixou a pele da glande do penis mais resistente, semanas e semanas sem mau cheiroe irritação, usei num desespero e deu certo, não sei se com outros dará, mas comigo funcionou e estou bem.

  20. amilton

    Tenho candidíase e estou tratando com fluconazol e uma pomada receitada pelo urologista, porém a noite ao me deitar a dor aumenta a ponto de não me deixar dormir, tem algo que possa aliviar essas dor no meu pênis?

    • Marta Andrade

      Olá Amilton,

      Você pode experimentar passar azeite de oliva na região. O óleo de oliva é analgésico, antifúngico e hidratante, tendo vários efeitos positivos no tratamento e alívio dos sintomas da candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  21. amilton

    Obrigado pelo seu apoio e aproveitando de sua atenção gostaria também de saber se é normal a candidíase começar com algumas pintinhas vermelhas e depois se transformarem em pequenas erupções com uma membrana amarelada.Observei desde o início do surgimento dessas pintas que o número delas não aumentaram,porém, elas é que aumentaram de tamanho e aparência. Irei ao urologista para retorno e levar exames de glicose e testosterona que ele me pediu e pude ver que os resultados estão ok… mais uma vez muito obrigado !

  22. marcelo

    ola fui em um outro urologista e ele falou que é candida mesmo por isso que a coceira é intença sinto umas fisgada de agulha no penis mas não tenho cheiro rui no penis nem tenho lesão no penis aparentemente esta normal um dia fui no hospital de emergencia era uma medica ela pergunto o que eu tinha eu fiquei sem geito e disse pra ela estou passando mal estou com uma forte coceira no penis.srsrsrs…ela me receito micanozol….agora o outro urologita disse que enquanto eu não fazer a cerurgia postoquitomia retirar o exesso de pele que cobre a clande a candida sempre vai ser meu problema e agora alguem pode me dizer algo que eu devo fazer sera que faço essa cerurgia ou não eu não tenho lesão no penis nem cheiro rui so a coceira mesmo que eu devo fazer e agora alguem pode me dizer alguma coisa 6 mes com essa droga no meu penis srssrsr desculpe meu desabafo .minha namorada tambem esta com essa droga ela esta em tratamento tambem…que droga ………..

  23. Vinícius

    Olá, Gostaria de uma orientação.

    Há uns oito meses atrás peguei uma infecção intestinal muito forte. Três dias depois começou uma coceira muito incômoda em minha glande e na pele que recobre o pênis que ficou com a coloração bem escura. A pele ficou muito sensível e começou a rachar. Na hora de urinar ardia muito, visto que a urina encostava na pele ferida. Usei candicort durante um tempo. Não resolveu de imediato.
    Essa semana voltei a ter uma infecção intestinal, e novamente três dias depois vieram os mesmos sintomas de coceira, rachadura, coloração escura e rachadura. Pode ser candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Vinícius,

      Sim, provavelmente é candidíase, mas como você já fez a ligação, ela aparece como resultado da infecção intestinal, o que é compreensível, já que há muita câandida naturalmente no intestino e durante um quadro de infecção, fungos podem trafegar do ânus para outras regiões genitais causando candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  24. joão verdenski

    uma pergunta se a gente usar os remedios para candidiase e lavar o penis ou seja mante a igiene não enchugar apos lavar deixa molhado isso pode inpedir os efeitos dos remedios por deixar o penis molhado atras da clande…..

  25. eduardo luciano

    Ao ter relação com minha esposa o meu pênis fica machucado como se tive se esfolado e é quase todo a relação isso e muito desconfortável. Pode me ajudar?

    • Marta Andrade

      Olá Eduardo,

      Não é possível te ajudar com a descrição de um único sintoma, pois não tenho como saber nem o que é (pela falta de uma descrição mais detalhada, ou seja, mais sintomas para compor um quadro de uma condição específica), nem o que pode estar causando isto. Há muitos fatores que podem causar esse tipo de sintoma, desde alergias, candidíase, outros tipos de infecção e até mesmo problemas de pele. O ideal seria que você consultasse um médico. Eu aqui, pesquiso e ajudo os leitores com casos de candidíase apenas. Se esse não for o seu problema, eu não posso te ajudar. Não sou médica e o que você está procurando primeiramente é um diagnóstico. Mesmo se eu fosse médica, não poderia te ajudar, pois não há informações suficientes para isso, entende? Um diagnóstico SEMPRE deve ser feito pessoalmente por um médico. Depois que você já sabe o que tem, aí sim, você vem na internet buscar mais informações sobre a condição identificada. Nunca busque diagnóstico pela internet. As pessoas simplesmente não tem como te ajudar e muitas podem dar palpites errados.

      Abraços,

      Marta Andrade

  26. Jhonnathan Sousa

    Olá boa tarde!
    A algumas semanas sentiu uma coceira insuportável no pênis e depois de alguns dias apareceram umas feridas minúsculas mas que ardiam um pouco. Agora a ferida está maior bem vermelha, pele sensível e esbranquiçada, corrimento branco. Agora estou tomando itraconazol e passando várias pomadas. Ah e normal toda vez que eu passo a pomada arde muito, isso é normal? R

    • Marta Andrade

      Olá Jhonnathan,

      Sim, é normal arder. Veja essa situação como qualquer machucado na pele, afinal de contas, a pele do pênis não é diferente do resto do corpo, não é mesmo? Se você estiver com a pele em qualquer parte do corpo sensibilizada e passar remédio (ou qualquer coisa) em cima, vai arder, não vai?

      Abraços,

      Marta Andrade

  27. Naiara

    ola estou muito nervosa gostaria de saber ,todas as vezes que eu faco sexo com meu namorado,no outro dia ele reclama que seu penis esta inchado vermelho demais,e quando.puxa aquela pele que cobre o penis esta com uma secrecao branc mal cheirosa,ele falou tb que as coça..to muito preocupada pq so transo com ele e em mim nao aparece nada,so as vezes q dou candida,ele fala tb que depois que eu faco sexo oral nele os sintomas sao os mesmos.por favor me responda pq to muito preocupada sera q o problema e comigo
    obrigado avuardo respostas..

    • Marta Andrade

      Olá Naiara,

      Você pode ter um nível constante de infecção por cândida, que existe normalmente na boca e em toda a pele, inclusive na vagina. Quando você tem relações com seu namorado, você passa um pouco de cândida da sua pele para a pele dele e ele reage. Nem todas as pessoas reagem ao contato com a cândida, que é um fungo que todas as pessoas tem na pele, algumas em maior, outras em menor quantidade. Seu namorado parece ser muito sensível à cândida e não pode entrar em contato nem com um pouquinho a mais do que o corpo dele consegue tolerar. Agora, quanto à solução, você vai precisar testar algumas hipóteses. Não há uma receita de bolo, pois não sabemos se o problema central está com você, ou seja, se você é quem tem candidíase ou se o problema está com ele, ele é que é sensível demais ao fungo, entende? Como não sabemos qual o caso, comece por você. Faça um tratamento de longo prazo com Fluconazol (uma dose por semana por 6 meses) e uma vez por mês faça o tratamento interno de 5 ou 7 dias (dependendo da marca da pomada). Durante todo esee período só tenham relações com preservativo e não faça sexo oral nele. Quando você estiver fazendo o tratamento com a pomada interna, você não pode ter relações.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • yuri

      Doutora minha namorada reclamava muito por coceiras e ardência na vagina… nos relacionamos sexualmente, no mesmo dia senti coceiras leves mas não assimilei as coisas… hoje, depois de uma semana estou com coceiras fortes, vermelhidão, ardência, pequenas feridinhas (acredito que seja pelo fato de eu coçar muito) e as vezes cebo branco. Doutora isso é candidiase? Se sim, qual médicamento compro?

      • Marta Andrade

        Olá Yuri,

        Regra básica: nunca, em hipótese alguma – nem com preservativo – tenha relações sexuais com uma mulher que está com sintomas de candidíase (ou qualquer desconforto vaginal). Não só você pode pegar o problema dela, como também você acaba piorando muito os sintomas dela pela própria mecânica da relação sexual que provoca fricção desnecessária em uma área extremamente sensibilizada. Pode ser candidíase, mas dignósticos são complicados… o bom é sempre ver um médico pessoalmente para saber o que é. Você pode passar em uma farmácia e pedir “remédio para candidíase”. O farmacêutico saberá o que te dar (se ele perguntar “qual”, diga “qualquer um”). Se for candidíase, a tendência com o uso de medicação oral + pomada tópica é os sintomas regredirem. Você e sua namorada não devem ter qualquer contato sexual (nem masturbação) até que todos os sintomas estejam completamente curados e ainda esperar mais um pouco. A pele sensibilizada pela candidíase não pode sofrer fricção que é o que ocorre no movimento sexual (ou masturbação), por isso tem que evitar.

        Abraços,

        Marta Andrade

  28. Janaina

    Eu estou tentando convencer meu namorado ah passar no Urologista mesmo ele não tendo nada de estranho, ele tem 22 anos e nunca foi. Como é a primeira vez e qual tipo de exame ele terá que fazer ? Apenas quero saber se está tudo em ordem, porque eu me cuido muito.

    • Marta Andrade

      Olá Janaína,

      Não precisa fazer isso com o coitado, não! Homens não precisam se consultar com urologistas na mesma frequência em que as mulher se consultam com seus ginecologistas. O sistema reprodutivo da mulher é muito mais complexo do que o do homem e muito mais susceptível a doenças, por isso é importante a mulher ter acompanhamento anual. Homens não precisam disso e só procuram um urologista se estão com algum problema, seja uma infecção urinária, uma DST, candidíase ou problemas na próstata. Se não há nada de errado com ele, o urologista não fará nada e ainda ficará confuso do motivo da consulta! Se você tem receio de que ele possa ter uma DST, ele pode fazer um teste em qualquer posto de saúde ou atendimento de emergência na rede privada, não é necessário que o urologista prescreva este exame.

      Abraços,

      Marta Andrade

  29. Vinicius Santos

    Eu tenho notado que tem umas pintas vermelhas pequenas em torno de toda cabeça do meu pênis as vezes tenho uma coseira na região de baixo dos meu pênis, quando eu fiquei 1 dia sem tomar banho meu pênis lotou de sebo na região bem baixo da glande, e também na hora da masturbação eu sinto uma sensibilidade muito grande na cabeça do pênis e sai um líquido branco, queria muito saber se preciso contatar um urulogista e se é candidíase

    • Marta Andrade

      Olá Vinícius,

      Parece ser candidíase sim. Você pode fazer um tratamento clássico para candidíase, o qual você obtém em qualquer farmácia sem receita. Explique seus sintomas ao farmacêutico e ele saberá o que lhe dar. Contudo, parece que seus sintomas não apareceram recentemente, certo? Neste caso, recomendo que você dê uma olhada no site e livro Candidíase Tem Cura, pois em candidíase de longo prazo, os tratamentos não surtem efeito e é preciso descobrir primeiro o que está causando o problema. Nesse caso, médicos não podem te ajudar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  30. Daniel

    Olá! Eu tenho apenas as pintinhas vermelhas. Não tenho coceira, nem liquido branco. Minha glicose deu baixa, não tenho relações sexuais. Gosto de ingerir muita proteína e carboidratos por causa da hipertrofia. Alguma dica pra mim? Posso comprar algo na farmácia pra ver no que dá?

    • Marta Andrade

      Olá Daniel,

      Você pode comprar tratamentos para cadidíase na faarmácia sim, é só pedir para o farmacêutico. Mas é necessário que você seja avaliado por um médico, pois estas pintinhas vermelhas podem ser alguma outra condição de pele, só um médico pessoalmente será capaz de avaliar se é candidíase mesmo ou não.

      Abraços,

      Marta Andrade

  31. Felipe

    Primeiro lugar parabéns doutora pelo trabalho, em segundo corrige o pessoal aí que é corrimento não escorrimento, mas fiz uso de aciclovir pois estava com imunidade baixa e sintomas de herpes, minha esposa as vezes tem crises de candidiase, existe alguma possibilidade de eu ter pego pelo uso do medicamento e a imunidade baixa? Ou no meu caso a probabilidade seria pela relação sexual?obrigado.

    • Marta Andrade

      Olá Felipe,

      É sempre possível pegar candidíase de outra pessoa quando há relações no período em que a pessoa está apresentando sintomas da doença como coceira, ardência e inchaço. Contudo, é importante frisar que toda mulher tem candidíase de vez em quando, mas isso não signfica que nos períodos em que ela não apresenta sintomas da doença, ela seja “portadora” do fungo e possa passar para os outros, isso não acontece. Candidíase não é como a herpes, por exemplo. Se você teve relações com sua esposa em períodos em que ela estava sentindo sintomas de candidíase é possível que você tenha pego devido às suas condições específicas. É possível também que independente dela ter a doença de vez em quando, você possa ter desenvolvido uma infecção por cândida sozinho devido ao uso do medicamento.

      Abraços,

      Marta Andrade

  32. everton

    Ola estou com coceira vermelhidao e umas pintas vermelhas no penis ja fiz um checap e deu tudo bom so o colesterol elevado um pouco fui no medico e ele receito uma pomada creme trock mas nao ta adientando o q devo fazer e o q pod ser com esses sintomas ?????????

    • Marta Andrade

      Olá Everton,

      Você não me deu uma cronologia… Faz quanto tempo que você tem os sintomas? Há quanto tempo foi no médico? Há quanto tempo está fazendo o tratamento? Isso é importante saber, pois os sintomas da candidíase não somem da noite pro dia, então quando você diz que o tratamento “não adiantou nada” é preciso saber quanto tempo você esperou para fazer essa afirmação, entende? Além disso, colesterol e qualquer outro item que sai no checkup não tem nada a ver com a candidíase, então o fato de que “não deu nada” no exame não significa nada do ponto de vista da infecção fúngica que você apresenta. Você pode ter candidíase pelos fatores mais diversos, muitos dos quais são saem em exame algum.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Augusto,

      Geralmente não, mas é preciso obter uma opinião médica relacionada ao seu caso específico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  33. Luiz

    olá estou com ardencia na cabeça do pênis, não possuo nenhum outro sintoma apenas uma incômoda ardencia, o q poderia ser??

    • Marta Andrade

      Olá Luiz,

      Com apenas um sintoma, ninguém pode te dizer o que você tem, talvez nem um médico. Se você visitar um médico, contudo, por estar te vendo pessoalmente e fazendo perguntas, o médico pode descobrir que você tem outros sintomas também, que está deixando passar despercebido e assim, fazer um diagnóstico. Não existe diagnóstico com apenas um único sintoma, a identificação do problema se faz na combinação de vários fatores.

      Abraços,

      Marta Andrade

  34. marcelo

    apareceu umas pintas vermelhas na cabeça do meu pênis faz uns 15 dias e mais abaixo umas manchas vermelhas ficsm ardendo um pouco, passei no urologista pq tbem tava sentindo uma dor no testículo esquerdo e tava com dificuldade na hora da relação pois parecia que prendia na hora de sair o esperma
    sentia um pouco de ardência na hora de urinar, mas que ao longo do tempo parou , mas mesmo assim me consultei no urologista e ele me examinou e disse que não tinha nada de incomum pelo que ele via que as dores poderiam ser das relações sexuais, melhorei das dores sem tomar nenhum remédio, mas mesmo assim ele me passou um ultrassom do saco escrotal só pra ter certeza que eu não tinha nada e pra mim não ficar preocupada, da vagina da minha esposa esta saindo uma pasta branca e depois que tive relação sexual com ela meu pênis ficou com essas bolinhas minúsculas vermelhas e assado um pouco em baixo, mas não sinto dor mas parece que tá machucado,já tive isso outras vezes como meu pênis estivesse assado e sarou sozinho ou quando eu passo uma pomada de assadura do meu filho, sou muito higiênico e deixo bem limpo e seco o meu pênis, a 1 mês atrás fiz sexo anal com minha esposa sem preservativo foi daí que surgiu tudo isso desde as dores a essa vermelhidão que parece arranhado, fiz um checup geral faz uns 4 meses deu tudo ok graças a Deus, a sra acha que devo fazer outro checup, ou será que isso é candidiase
    pois já tive isso outras vezes e já sarou apenas com uso de pomadas de assaduraa é com boa higiene, quando eu passei pelo médico ele não me receitou nada, mas continuo com essas manchas um pouco em baixo e bolinhas vermelhas bem pequenas no pênis, que melhora e aparece de novo, me desculpe por escrever tanto é que queria explica direito, estou preocupado pq as vezes da uma leve coceira me ajuda dra a sra acha que devo esperar o retorno no medico ou devo tomar um medicamento sem prescrição pra ver se da certo, me ajude dra

    • Marta Andrade

      Olá Marcelo,

      Pela descrição que você me deu, me parece sim que é candidíase e que a origem foi o sexo anal e até mesmo o fato da sua mulher parecer estar com candidíase. Faça um tratamento para candidíase (em qualquer farmácia peça remédios para candidíase) e sua mulher deve também fazer o tratamento. Vocês não devem ter qualquer tipo de contato sexual, nem oral, nem masturbação até que TODOS os sintomas passem e ainda esperem mais um pouco após este período. Qualquer fricção na pele faz com que os sintomas piorem (por isso é preciso evitar até mesmo a masturbação, pois a intenção não é evitar contato sexual de uma pessoa com outra, mas sim evitar a fricção na pele). Não pratique sexo anal sem preservativo em hipótese alguma. Os micro-organismos presentes no ânus não devem ser transferidos para qualquer outra parte do corpo, pois podem causar problemas como este que você está vivenciando.

      Abraços,

      Marta Andrade

  35. Renato

    Olá, eu estava com vermelhidão e coceira na glande e no corpo do pênis. Fiquei mexendo e coçando até que saiu um pedacinho da pele da glande. Como já tive isso outras duas vezes com um intervalo relativamente longo eu comprei 2 comprimidos de fluconazol 150mg, tomei um de imediato e o outro depois de 15 dias. Alem disso,estou passando pomada candicort depois do banho. A situação atual é que não sinto mais coceira, porem, o corpo do pênis está descascando como se tivesse trocando de pele. Está correto o tratamento? E a situação atual é um sinal de melhora?

    Aguardo.

    • Marta Andrade

      Olá Renato,

      Você pode fazer o tratamento da forma como você quiser, não tem certo ou errado nesse caso e até mesmo médicos variam no tipo de tratamento que prescrevem. Desde que você tome Fluconazol e passe pomada antifúngica, não importa muito se você repetir o tratamento ou não. Essa descamação é normal, ocorre em qualquer parte do corpo onde a pele precisa se reccompor.

      Abraços,

      Marta Andrade

  36. leandro

    Dra. Eu nunca tive isso, porem sabado fui ao sítio, passei o dia td em piscina, jogsndo bola. Quando foi no dia seguinte acordei com penis inchado,vermelho,coçando, e com liquido igual sebo. Sendo q tem um cheiro ruim. Porem antes meu penis ja tinha uma massinha branca com cheiro ruim. Isso pode ser candidisse? Qual tratamento me indica?

    • Marta Andrade

      Olá Leandro,

      É muito comum desenvolver candidíase depois de um dia na piscina ou praia, pois fungos gostam de ambientes quentes e úmidos. A massinha branca também é sinal de candidíase. Se você já tinha isso antes, procure estudar um pouco sobre a cândida para ser capaz de descobrir porque seu corpo desenvolve infecções fúngicas. Isso é muito comum e aparece em pessoas que tem o sistema imunológico debilitado, comem mal, muito açúcar, consomem muito álcool, usam drogas ou possuem alergias e intolerâncias alimentares.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • leandro

        No meu caso pode ser q como mal, pois açúcar quase nao sou fa, nao bebo, nem drogas. Algum remedio a senhora indica?

  37. Rafael

    Doutora, a cerca de 8 meses tive sintomas de coceira e vermelhidão no pênis com um pouco de ” massinha ” branca. Passei a pomada antifungica que meu médico me passou e não melhorou. Desde então eu vinha fazendo alguns tratamentos e a coceira parava mas a vermelhidão não. A pele do prepúcio está muito mais sensível també, e machuca durante o sexo. isso oapareceu uma semana depois de sexo com minha parceira em que o pênis machucou. Estou pensando em pedir postectomia para meu médico, o que acha?

    Grande abraço.

    • Marta Andrade

      Olá Rafael,

      Mulheres tem cândida na região vaginal, isso é normmal e homens predispostos e sensíveis à cândida podem acabar desenvolvendo candidíase ao terem contato com esse excesso de fungos. É importante, então, verificar se o problema pode não estar justamente neste contato. Para testar essa hipótese, tenha relações (mesmo orais) apenas com preservativo por um tempo e veja se há melhoras nos sintomas.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • Rafael

        Entendi, eu jjá fiquei 1 mês sem nenhum tipo de relação e a vermelhidão, que está mais para um tom de rosa, continuou. Meu último tratamento terminou hoje, que foi trok n por 2 semanas e agora vou passar bepantol por 1 mês. Senti que a vermelhidão diminuiu, no prepúcio voltou ao normal mas na glande eu sinto que melhora e volta algumas vezes.
        Eeu nunca tinha tido sintomas assim antes de, em agosto do ano passado, machucar o pênis no atrito do sexo e depois não sei se lavei corretamente mas acabei dormindo. Isso pode acarretar em uma candidiase persistente como estou tendo agora?
        Muito boa esta sua atitude em responder dúvidas por aqui, muito obrigado mesmo pois não tenho com quem falar sobre isso.

        Abraço, boa sexta feira!

  38. PEDRO

    candida no penis não tem cura pois é um fungos que se alojo ali no Penis que é do nosso organismo …..os Remédios so da olivio…… é uma doença cronica …como a pressão alta……

    • Marta Andrade

      Olá Pedro,

      Isso não é verdade! Candidíase é como uma micose no pé, aliás, micose é candidíase! Pode ser difícil de se livrar do fungo, mas muitas pessoas conseguem e de forma alguma podemos associar a candidíase à pressão alta! Isso nem sequer faz sentido!

      Abraços,

      Marta Andrade

  39. abner

    Ola eu sou um adolescente e sinto muita ardencia e coceira em volta da cabeça do penis, tambem tem vermelhidão, pele sensivel e algumas coisas brancas q se soltam do penis quando eu tomo banho. Eu li algumas coisas e falaram para lavar bem, porem n esta adiantando muito, fora q eu me corto muito facil so de esticar a pele. oq pod ser? Tenho vergonha de ir ao medico.

    • Marta Andrade

      Olá Abner,

      Isso tem jeito de ser candidíase mesmo. Simplesmente “lavar bem” não vai fazer nada! Pelo contrário, pode fazer mal já ao lavar “muito” você acaba matando outros micro-organismos positivos que vivem na pele e que ajudam no equilíbrio e luta contra a cândida. A cândida é resistente a providências higiênicas. Você pode fazer um tratamento clássico para candidíase com Fluconazol e pomada local (qualquer farmacêutico saberá o que te dar se você pedir por “remédio para candidíase”). Você também pode passar azeite de oliva na área para aliviar os sintomas, tomar bastante iogurte e Yakult também ajuda. Agora, é importante você estudar um pouco esta doença e como ela se forma, pois ela não aparece do nada. Sempre tem uma razão e se você não conseguir encontrar essa razão esse problema continuará voltando.

      Abraços,

      Marta Andrade

  40. Pedro

    O corpo do meu pênis descascou estava coçando muito..fui no urologista me consultou o remédio fluconazol e outros dois..mas a pomada a coceira acabo as manchinhas estão sumindo já mas meu pênis ta machucado e isso encomoda muito..a pele demora a fechar ou existe alguma pomada pra fechar rápido?

    • Marta Andrade

      Olá Pedro,

      Como você pode ver pelas descrições de outros homens com casos parecidos aqui neste site e em outros, a pele demora MUITO para se recuperar. Em qualquer lugar do corpo, a pele pode levar um tempo para voltar ao normal. Você pode experimentar, contudo, usar a pomada Kollagenase para ver se obtém um alívio e a melhora pode ser mais rápida, já que é uma pomada comumente prescrita em casos de cirurgias na pele para acelerar a cicatrização.

      Abraços,

      Marta Andrade

  41. marcelo

    ola a 9 mes estou dentand me livrar da candida no penis..ja usei 3 pomadas fiz tratamentos ..com flucovil ..meu penis ..descamo 3 vez. agora ja faz 6 mes que meu penis ñ descamo mas….mas quando uso sabonete com cheiro cinto muito coceira e ardencia ..se eu enxugar o penis com papel higienico com cheiro …volta a coceira e um pouco de ardencia…agora to lavando so com agua e enxugo bem a coceira quase desaparece..e a ardencia tambem….sera que ñ posso usar nada com cheiro para lavar. openis..sera que é isso a calsa da minha candida…sera que tenho candida,, to confuso foi ao medico ele disse que n tenho candida..o medico falo q podia ser alergia…sou casado faço sexo so com preservativo ..ñ sou diabetico…..se eu lavar o penis com qualquer produto que tem cheiro meu penis começa a coçar dar fisgada.. e ardencia..mas quando n uso produto com cheiro para lavar me sinto bem ……

    • Marta Andrade

      Olá Marcelo,

      Existe sabonete especial para a área íntima justamente porque sabonetes (incluindo líquidos) com cheiro, antibacteriais,etc., irritam a pele. Pode ser alergia sim. Mas se você já sabe que se lavar o pênis com qualquer sabonete que tenha cheiro acaba tendo reações, por que você faz isso? Não lave mais com qualquer sabão que não seja específico para a área íntima (aqueles que as mulheres usam). Você pode ter alergia a algum conservante ou perfume usado nesses sabonetes, contudo, é impossível para mim saber se você tem mesmo candidíase só com base nessa sua descrição.

      Abraços,

      Marta Andrade

  42. marcelo

    obrigado pela atenção não entendi a ultima escrita sua sua sera que tenho candidiase..pelos sintomas ou não obrigado…

    • Marta Andrade

      Olá Bianca,

      Eu não faço diagnóstico, mas pelo menos se você me desse uma descrição um pouco mais detalhada eu poderia indicar “o que pode ser”. Contudo, apenas com a descrição de um único sintoma, nem sequer um médico pode dizer o que ele tem. Muitas doenças podem causar os mesmos sintomas, entende? Então se você não fornecer uma lista detalhadamente de todos os sintomas que ele tem, não é possível fazer um diagnóstico. A minha dica é que ele procure um médico. O primeiro diagnóstico sempre deve ser feito pessoalmente, não pela internet.

      Abraços,

      Marta Andrade

  43. Manoel Trajano

    Olá, bom dia!

    Apesar de ler todos os comentários anteriores e já ter ído por duas vezes ao urologista, gostaria de mais um “diagnóstico” para o meu caso, pois já estou ficando sem ânimo para ter relações sexuais devido a esses problemas. Meu pênis, independente de ter ou não relação, está sempre, sempre vermelho e com umas pintinhas avermelhadas. Quando arregaço a pele para lavar, é como se eu a tivesse esticando, o que causa uma ardência, um desconforto. Ao terminar de tomar banho, quando vou enxugá-lo, a impressão que tenho é que ele está despelando; como se tivessem ficado resíduos de sabonete (só para exemplificar). Já tomei e passei todos os remédios e pomadas supracitados, porém o problema é persistente. Li que o tratamento com rifocina spray foi bem sucedido, todavia não sei se a informação procede. O que gostaria de saber, cara amiga, é se o meu problema é candidíase ou se tenho apenas a ploriferação de fungos, tal qual diagnósticado pelos médicos.

    OBS.: A maioria deles diz que a única solução será a cirurgia de fimose. Você tem alguma informação sobre pacientes que realizaram-na e obtiveram bons resultados?

    Agradeço a atenção e aguardo resposta!

    • Marta Andrade

      Olá Manoel,

      Eu não tenho como fazer um diagnóstico, ninguém pode adivinhar o que você tem pela internet. O que posso dar é um palpite de que isso “parece” ser candidíase e se os médicos já o diagnosticaram com fungos, provavelmente é isso mesmo.

      Rifocina é um antibiótico, mata bactérias. Cândida é um fungo. Bactérias e fungos competem por recursos nas regiões onde vivem. Ao matar bactérias, você intensifica a oportunidade para a proliferação de fungos, portanto, fique longe da Rifocina ou de qualquer outro tipo de antibiótico, seja oral ou tópico.

      A candidíase em si geralmente não tem relação com a vida sexual da pessoa, sendo que muitas crianças e adolescentes virgens podem ter candidíase genital, assim como em outras partes do corpo.

      Em casos em que a candidíase não é curada com uso de medicamentos, isso deve lhe informar o seguinte: ela não está sendo causada por um simples crescimento local da população de fungos, mas sim por algum problema crônico no corpo. As causas mais frequentes em homens são diabetes (ou tendência), intolerância alimentar, consumo de álcool (mesmo que não seja em excesso), uso de maconha e outras drogas e alergias.

      A cirurgia não resolve nada. Se você procurar pela web, você vai ver inúmeros depoimentos de homens que acreditaram em seus médicos e passaram pelo incômodo e dor desse procedimento só para continuar tendo candidíase depois.

      Veja bem: se a candidíase está sendo causada por algum fator crônico no corpo, não adianta nada fazer cirurgia, usar remédios, passar coisas diversas no local, etc. O problema não é local!

      Você já leu o livro Candidíase Tem Cura? Eu altamente recomendo este livro para casos como o seu, pois o livro se foca em ajudar o paciente a descobrir a causa da sua candidíase e reverter o processo. Veja na coluna ao lado deste site, tem uma foto com link para o site do livro.

      Abraços,

      Marta Andrade

  44. Lucas B.C

    olá fiz o tratamento de candidíase só q continuo cm a iritação no penis, agora apareveu pequenas bolhas na minha axila, pode ser outra doença ou isso são sintomas da candidíase mesmo??

    • Marta Andrade

      Olá Lucas,

      Não é possível saber, você precisa ver um médico. Qualquer opinião à distância sobre seu caso seria um mero palpite.

      Abraços,

      Marta Andrade

  45. Thiago

    boa noite

    O Meu relato é o mesmo de todos ardência vermelhidão, porém diferente de todos o que me incomoda mais e o meus testículos que estão infestado coçando muito a glande também coça o incômodo é muito, já tomei fluconazol e nada agora estou tomando cetoconazol 2 comprimidos ao dia, ainda não vi melhoras. Qual remédio é realmente eficaz?

    • Marta Andrade

      Olá Thiago,

      Uma coisa que você precisa entender sobre a doença é que se você já tomou remédio e não adiantou, isso significa que NENHUM remédio vai funcionar e que a solução “não é por aí”, ou seja, a solução não é a medicação, mas descobrir o que causa a doença em você. Se você tem algum processo alérgico por exemplo, ou alguma intolerância alimentar, não adianta nada tomar remédio para candidíase, pois o problema central vai continuar causando a infecção após cada tratamento, entende?

      Abraços,

      Marta Andrade

  46. datc

    Bem.. ultimamente ao ter relação sexual com meu marido ele anda se queixando que o pênis esta avermelhado e algumas vezes arde, E quando nós terminamos eu sinto que na minha parte íntima mesmo na entrada arde tanto na hora quanto depois e fica muito vermelha.. pode ser candidiase?

    • Marta Andrade

      Olá Joana,

      Um diagnóstico sempre deve ser feito por um médico pessoalmente. Esse negócio de ficar dando palpite do que “pode ser” é perigoso, a não ser que a pessoa me dê uma descrição super detalhada com inúmeros sintomas. Você só me deu dois: vermelhidão e ardência. Esses dois sintomas podem evidenciar inúmeras doenças, não é possível saber se é realmente candidíase. Pode ser, mas você entende que dar um palpite é irresponsável da minha parte? O ideal seria que você, pelo menos, se consultasse com um ginecologista para determinar se há alguma DST. Se não for uma DST é provável que seja candidíase. Vocês também podem manter relação com preservativo por um tempo para ver se os mesmos sintomas aparecem nos dois. Se só continuar em você é porque o problema é em você e ele está pegando de você. Nesse caso, também é provável que seja candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  47. Gabriel

    Se alguém puder me ajudar agradeço!
    Á uns 2 meses notei que no tronco de meu pênis tem uma região pequena que tem tipo um pano branco, só que após a higienização a parte fica avermelhada e coça muito na parte escrotal (ainda não procurei um médico especialista e tenho 14 anos).
    Fiquei muito preocupado quando percebi e tenho medo de ser algo muito complicado.

    • Marta Andrade

      Olá Gabriel,

      Cor esbranquiçada geralmente está ligada à candidíase. Essa doença pode aparecer por inúmeros motivos, a maioria deles ligados à imunidade e intolerâncias alimentares. Você pode se medicar para candidíase sem problema algum (e sem receita médica), mas também deve estudar mais um pouquinho a doença para tentar descobrir porque você desenvolveu este sintoma.

      Abraços,

      Marta Andrade

  48. antonio

    Bom, minha parceira foi diagnosticada com candidíase, e eu estou com o prepúcio avermelhado e as vezes coça, porem levemente. pode ser que ela tenha transmitido para mim?

    • Marta Andrade

      Olá Antônio,

      É possível, mas sempre tem que manter em mente que a candidíase não é DST e se a pessoa não tem propensão para desenvolver infecções fúngicas, ela não pega candidíase mesmo em contato com uma pessoa que tenha. De qualquer forma, você deve fazer o mesmo tratamento que sua parceira está fazendo e ambos devem evitar qualquer atividade sexual (incluindo masturbação) até pelo menos 2 semanas após o término do tratamento.

      Abraços,

      Marta Andrade

  49. leo

    Olá bem ultimamente meu pênis tem me dado um pouco de incomodo .
    bem quando acordo e vou pro banheiro vejo um sebo branco em volta da cabeça do pênis e um cheiro insuportável o sebo fede a carniça literalmente. Ele não cosa mas incomoda é outro sintoma e que quando ele incomoda aperto a cabeça do pênis com força essa é a única maneira de fazer para fico abertando .. nunca fiz nenhuma cirurgia, agradeço desde já .

    • Marta Andrade

      Olá Leo,

      O primeiro diagnóstico sempre deve ser feito por um médico. Como você não tem os sintomas clássicos de candidíase ainda tem sintomas que absolutamente não estão ligados à candidíase (odor), é importante ser avaliado por um profissional e se necessário realizar exames.

      Abraços,

      Marta Andrade

  50. Fabinho

    Olá Doutora.
    Estou com uma mancha vermelha na pele que cobre o Pênis, ela está localizada na parte de trás, da cabeça até abaixo, ela não é uma mancha larga, e ela não se expande, mais ela é visível.Estou preocupado doutora, não tenho nenhum tipo de mancha na cabeça do pênis, ele não coça, meus testículos não se coça e não tem mancha nos testículos, aparentemente normal.E em relação a mancha avermelhada, sinto um pouco de ardência apenas quando tomo banho com água quente, dae quando a água bem quente caí sobre essa mancha eu sinto um pouco de ardência. Devo estar mais ou menos há duas semanas com essa mancha doutora, e não sei o que fazer, por isso vim pedir humildemente a sua opinião.
    Até o momento eu não usei nenhum tipo de pomada, muito menos tomei algum remédio referente a isso, gostaria que a Senhora pudesse me auxiliar, me indicar algum remédio, ou tratamento para eliminar essa mancha.
    Obrigado.

    • Marta Andrade

      Olá Fabinho,

      Não é possível dar uma opinião com base em um único sintoma… Uma “mancha vermelha”? Pode ser um monte de coisas, como pode também não ser nada. Sem outros sintomas para construir um quadro, não é possível dar qualquer opinião. Talvez fosse melhor você consultar um médico pessoalmente, pois ver o local faz toda a diferença. Não posso te indicar um remédio se não tenho nem como saber o que é!

      Abraços,

      Marta Andrade

  51. Matheus

    Olá doutora, gostaria de relatar um problema no qual estou passando e como sou extremamente tímido e medroso até agora não me dirigi a um medido mas vamos lá, a algum tempo tive uma relação sexual com uma grávida, creio eu que foi nessa relação que me apareceu um pontinho vermelho sem coceira nem nada, não me incomodava porque não ardia nem coçava, mais quando eu me masturbava fica muito vermelho e uma vez me masturbei 3x em um pouco período de intervalo e ele descascou todo e eu pensei que era por causa da masturbação excessiva e deixei ele quieto por uma dias e melhorou mais a maldita vermelhidão continuou, cerca de 2 meses depois conheci minha atual namorada na qual na nossa primeira relação sexual ela sentiu fortes coceiras e foi a uma ginecologista ela diagnosticou cândida e passou o remédio para que ela tomasse e ela tomou e eu não, só que ela não sentiu mais nenhum sintoma após essa vez, então um mês depois quando estávamos no ato sexual estava tudo beleza mais logo após eu fui ao banheiro me lavar e reparei que meu penis estava muito vermelho e machucou namovamente como na vez em que me masturbei, e ental resolvi me auto medicar comprei um fluconazol e uma pomada, dei um comprimido a ela e tomei o outro e passei a pomada melhorou e muito mais a bendita da vermelhidão não some, após a ingestão do comprimido e o uso da pomada praticamente sumiu, mais dava para ver a vermelhidão bem clara, então após 1 mês, ontem eu comprei novamente o fluconazol e uma outra pomada anti fúngica e ingeri e passei ela, meio receio de ir ao médico e de ele me diagnosticar uma doença grava e transmissível como aids só de pensar já me sinto mal pois minha namorada era virgem e eu já transei com várias mulheres muitas sem camisinha,mais nunca tive nenhuma sintoma recorrente de aids,pois ao invés de perca de peso estou engordando e não me adoeço fácil, para falar a verdade a anos que não sei oque e uma gripe ou febre e coisas do tipo,reconheço que tenho uma alimentação muito ruim, pois trabalho em shopping e só como salgado e tomo milk Shake, sou fumante e chupo cerca de 2 pacotes de halls ao dia pois toda vez que saio para fumar vou ao banheiro e lavo as mãos e chupo halls O dia inteiro, a minha alimentação em casa praticamente não tem salada ou nada verde, quando chego em casa como arroz branco (não como feijão) e bife de vaca,ontem assim que comprei o fluconazol e a pomada decidi parar de fumar e comprei adsivo para fumante também, espero que me de um feedback sobre oque estou passando,pois realmente não tenho coragem de ir ao médico e ouvir oque não quero e estragar a minha vida e a de minha namorada muito obrigado doutora,por abri esse espaço para que possamos nos abrir por coisas extremamentes íntimas
    . Fica com Deus

    • Marta Andrade

      Olá Matheus,

      Faz sentido que você possa ter pego candidíase da moça grávida, pois é muito frequente essa doença durante a gravidez devido aos próprios hormônios da mulher nessa fase. Seu problema provavelmente é candidíase e se for mesmo, você nem precisa ir ao médico, pois tudo o que ele irá fazer é prescrever os mesmos medicamentos que você já sabe que deve tomar e já tomou. O médico não vai fazer milagre, por outro lado, seu medo de ir ao médico é um pouco tolo, não é mesmo?! Se você tiver AIDS (muito improvável) ou qualquer outra doença, não é o médico que irá “fabricá-la” e entregá-la no momento do diagnóstico! Se você já tem alguma outra doença, ela irá se desenvolver e piorar independente do médico. Então quando você diz que não quer ir no médico para não arriscar “estragar a sua vida e a da sua namorada” isso não faz muito sentido! Pense bem! Se você desconfia que talvez possa realmente ter algo mais grave, você prefe continuar vivendo e literalmente estragar a sua vida e a da sua namorada por não tratar o problema ou você prefere descobrir logo, tratar e se livrar dele para sempre?

      Você já deve saber que se não melhorar a sua alimentação, sua candidíase provavelmente não vai melhorar e até que você melhore você não deve se masturbar (nem de leve!) nem ter relações sexuais, pois você não pode nem encostar mais agressivamente na pele que está super, hiper sensível, tem que deixar a pelebem quietinha para que ela se recupere. Isso pode levar meses.

      Abraços,

      Marta Andrade

  52. Xumbinho

    Olá doutora.
    Tenho 20 e poucos anos,
    Há aproximadamente 2 semanas notei uma mancha vermelha, ela está localizada na pele que cobre o pênis, está exatamente na parte de trás , em cima até aonde começa o testículos, não é tão grande, e não é larga, a mancha vermelha não se expande mais, tanto de altura como de largura.Ela não coça, não sinto incomodo, a cabeça do meu pênis está normal, sem nenhuma mancha avermelhada, sem nenhuma ferida, o problema é somente com essa mancha vermelha na pele que cobre o pênis.
    Quando tomo banho com água um pouco quente e a água bem quente caí sobre essa mancha sinto uma certa ardência, mais com água normal sem ardência.
    Quando passo os dedos nessa mancha não sinto ardência, se sinto é bem leve
    Estou um pouco preocupado doutora, tentei passar o máximo de detalhes possíveis, nunca usei nenhum tipo de pomada, nenhum remédio ainda para tal situação, gostaria de um diagnostico da senhora pra facilitar a melhoria desse incomodo que por ser visível acaba me atrapalhando muito.Fica um aspecto feio.
    Ah, e quando tenho relação com preservativo, após a relação fica meio que com uma certa ardência o local , não sei se é pelos movimentos, pelo preservativo, enfim doutora, espero um resposta o quanto antes.Obrigado.

    • Marta Andrade

      Olá Xumbinho,

      Não tem como eu te dar uma opinião com base em um único sintoma, uma “mancha vermelha”. O ideal seria que você consultasse um urologista para uma análise mais completa, pois ele lhe fará perguntas que poderão revelar sintomas que você não está conseguindo identificar, mas mediante as perguntas pode se dar conta deles. O médico também pode ordenar exames que podem esclarecer um pouco mais sobre a origem do problema. É muito difícil fazer um diagnóstico virtualmente, então se você não possui um quadro clássico com vários sintomas simultaneamente, ninguém pode te ajudar pela internet, você precisa realmente ver um médico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  53. Rafael Alves

    Tenho todos esses sintomas, e não estou aguentando mais,

    – Vermelhidão no pênis
    – Descamação da pele do pênis
    – Ardência no pênis
    -Cortes no pênis
    – Coceira no pênis,
    – Dor durante a relação sexual
    – Assadura na glande, onde a pele é mais fina e por isso mais sujeita a sofrer assaduras
    – Inchaço do pênis

    Fiz o tratamento durante duas semanas, com FLUCONAZOL 150 mg, e pomada CANDICORT, alias só ela pra aliviar aquela dor, a descamação diminuiu , mas agora apos ler o artigo que percebi dois erros , continuei a pratica sexual por isso entâo aquelas pequenas fissuras ainda aparecem , e o consumo de alcool ainda que moderado . O que devo fazer , aparentemente eu era saudavel e sempre tive uma boa alimentacao , ja iria cometer outro erro pq estava indo tomar azitromicina, entao nao devo tomar anibioticos , iria procurar um urologista pq pensei q a candidiase estaria relacionada ao prepucio q cobre a cabeca do penis quando ele ta murcho .

    • Marta Andrade

      Olá Rafael,

      Você já chegou a várias conclusões sozinho, como evitar ter relações sexuais, mas veja que você também não deve se masturbar, pois o problema todo é a fricção na pele que está muito sensível. tem que deixar a pele quietinha, evitar mexer, coçar, qualquer coisa que faça fricção, pois qualquer movimento em cima dessa pele sensível piora tudo. “Boa alimentação” em si não quer dizer nada. A candidíase pode estar ligada ao consumo de algum alimento “super” saudável, mas que você desenvolveu intolerância. É bom manter em mente que intolerâncias alimentares se desenvolvem com o tempo, então algo que nunca causou reação alguma no passado pode agora estar provocando candidíase.

      O álcool em pessoas com propensão para ter candidíase deve ser reduzido a um mínimo, e algumas pessoas simplesmente não podem tomar nenhum copo sem desenvolver reações. Você precisaria avaliar com testes qual asua tolerância, contudo, o nível “moderado” já é alto demais.

      Abraços,

      Marta Andrade

  54. rafael

    Doutora, tive relação sexual de camisinha, mas dois dias depois apareceram pintinhas vermelhas. Não foi no pênis, mas na altura da bexiga e parece ter espalhado um pouco. Não coça ainda e ja tomei fluconazol há 2 dias e ainda não parece ter melhorado. Pode ser candidiase?

    • Marta Andrade

      Olá Rafael,

      Não é possível dar qualquer opinião baseada em único sintoma. “Pintinhas vermelhas” podem ser uma porção de coisas diferentes! Se você não tem outros sintomas para que juntos possam formar um quadro mais específico, você precisa consultar um médico que possa olhar a região e fazer exames.

      Abraços,

      Marta Andrade

  55. Ramon

    Olá Dra. Hoje me surpreendi com um líquido branco semelhante ao sêmen saindo do pênis, sinto um pouco do coceira na glande também. Alguns dias atrás tive relação com minha namorada que sangrou. Ela foi ao médico, mas ainda não teve resultado dos exames. Pode ser candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Ramon,

      Poder pode, mas você sabe que tem que ir no médico, certo? Independente de qualquer resultado que a sua namorada tenha, você precisa consultar um médico, até porque candidíase pode se desenvolver na própria pessoa sem que você precise ter pego de outra. É preciso também eliminar a possibilidade de outras doenças.

      Abraços,

      Marta Andrade

  56. ribeiro

    boa tarde doutora tenho excesso de pele no penis e to com pintinhas vermelhas na cabeça do penis já fui no médico mas ele passou uma medicação mas não adiatou muito.

    • Marta Andrade

      Olá Ribeiro,

      Você precisa estudar mais a doença para levantar as hipóteses sobre o que pode estar causando a candidíase no seu caso particular. O excesso de pele não causa a doença e só para mencionar caso o médico tenha te dito o contrário, a cirurgia de remoção da pele não resolve casos de candidíase. É bo tomar a medicação oral (Fluconazol) uma vez por semana por pelo menos 1 mês em casos resistentes. Às vezes não é o caso de ter algo “mais” no corpo causando a doença, como falamos bastante por aqui, mas simplesmente um caso mal medicado. De qualquer forma, eu não tenho condições de dar qualquer palpite sobre o seu caso baseando-se somente nas poucas informações que você me deu, mas dê uma olhada nas hipóteses de causas da doença para ver se você por acaso não se identifica com algum caso específico.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Diogo,

      Nem “com”, nem “sem”! Você deve evitar qualquer fricção na pele, o que inclui tanto relações sexuais quanto masturbação por um bom tempo (pelo menos 2 a 3 semanas) após o final de todos os sintomas (o que nem sempre coincide com o final do tratamento propriamente dito). Ter relações antes da pele estar completamente recuperada (ou mesmo se masturbar) pode fazer com a doença volte com tudo, pois a pele está em uma condição extremamente sensibilizada.

      Abraços,

      Marta Andrade

  57. Anderson

    Olá, meu problema começou depois que realizei uma cirurgia, fui diagnosticado com apêndicite aguda, até ai tudo bem, logo em seguida fui me recuperar em casa tomando o remédio prescrito pelo médico “Cefalexina”… após uns 25 dias de repouso, fui ter relação sexual, e para minha surpresa , eu não consegui, meu pênis ardia muito, ardia só de encostar na pele da minha parceira, forcei um pouco e percebi que estava na “carne viva”, dai começou as frustrações, passado alguns dias, os únicos sintomas que aparecerão foram manchas branca-amareladas, sensibilidade (pele parece que está muito fina) e um pouco de inchaço na borda da cabeça, também percebi na parte de baixo do pênis dentro da pele uma coisinha meio-dura amarelada se apertar incha… Logo marquei um urologista, e só vão me atender na próxima quarta feira, enquanto isso eu tomei Fluconazol, e estou passando a pomada CandiCort, estou bem melhor, diminuiu a sensação de pele sensível e o inchaço… Sei que fiz é contra-indicado tomei remédio sem consulta médica, más eu fiquei desesperado e ainda estou… Para completar estou com umas manchas brancas no corpo, no pescoço atrás e na frente abaixo da barba, e no peito. Pode me ajudar? ou me acalmar? Obg.

    • Marta Andrade

      Olá Anderson,

      Seu quadro é clássico de candidíase. Essa doença é muito comum seguindo cirurgias e tratamento com antibióticos. A apendicite é ainda mais crítica pois é uma inflamação, o que aumenta ainda mais a probabilidade de infecção secundária por cândida. O tratamento que você fez está correto. Na realidade não há problema algum em se automedicar com esses medicamentos, pois eles não tem muita contra-indicação. A consulta com o médico sempre é importante, é claro, principalmente para confirmar o diagnóstico. Mas em seu caso, pela gravidade, ficar sem medicação até a consulta não seria a melhor opção. Como a sua pele está muito sensibilizada, uma pomada como Kollagenase pode ajudar na recuperação, usada alternadamente, mas junto com uma pomada antifúngica como esta que você já está usando. Opcionalmente, passar azeite de oliva na região afetada pode melhorar muito os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço. O médico provavelmente lhe colocará em um tratamento mais longo com Fluconazol devido a gravidade do seu caso.

      Evite qualquer contato sexual ou mesmo masturbação até que a pele esteja bem recuperada, pois qualquer fricção, mesmo que de leve pode piorar os sintomas.

      Abraços,

      Marta Andrade

  58. rafael

    Olá, há 1 mês minha companheira fez sexo oral em mim e machucou meu pênis. Passado 1 semana pensei que já estava normal, porém, vi que ainda estava muito vermelho, parece machucado.

    Então pensei: “caramba essa ferida ta demorando muito pra sarar, o dente dela arranhou muito”.

    Passado alguns dias, tive relação sexual e quando acabou vi que a pele ficou muito vermelha, mas eu não sentia nenhuma dor.

    Fui no urologista, ele falou que eu estava com o Fungo Cândida. Passou Candicort por 5 dias e dose unica de fluconazol. Ainda falou ” isso é comum, não é DST, faça essa medicação e tudo se resolve”.

    Já se passaram 1 mês e nada!!!! Já mudei a pomada para o Trok N e já tomei mais de 5 doses de Fluconazol.

    Eu não sentia nenhuma dor, não saía nenhuma secreção, APENAS A VERMELHIDÃO.

    Agora começou a aparecer feridas na pele, arde tanto que não consigo nem lavar.

    Porque isso ta acontecendo ? a medicação não faz efeito porque?

    Será que o uso excessivo da pomada pode estar causando essas feridas?

    A lesão do sexo oral no meu pênis é a causa da Cândida ou mera coincidência ?

    Sei que é difícil responder por aqui. Só gostaria de saber se isso é comum? pois fico me perguntando só depois de 1 mê comecei a sentir dor com feridas…. isso é sinal que a doença ta avançando e os remédios não estão resolvendo, E Agora?

    • Marta Andrade

      Olá Rafael,

      A cândida é um fungo que habita normalmente a pele de todo mundo e há uma quantidade maior na boca e na vagina. Quando sua parceira machucou seu pênis, é possível que tenha ocorrido alguma micro fissura que permitiu com que a cândida da boca penetrasse para baixo da pele. A relação sexual posterior só piorou a situação, pois a pele lesionada entrou em contato novamente com uma quantidade grande de cândida.

      Pode ser difícil mesmo de tratar esse tipo de infecção porque a cândida entrou para baixo da pele. A cândida é uma micose, mesmo tipo de fungo, tudo igual. Você deve saber o quão difícil é tratar uma micose de unha, pé de atleta, não? Então, é o mesmo caso. É persistente porque a infecção entrou mais profundamente. Você deve continuar usando as pomadas (passar “muito” não terá efeitos adversos) e deve tomar uma dose de Fluconazol por semana (também não há contra-indicação). Até que você esteja 100% bom, sem qualquer sintoma, nem de leve, você deve evitar qualquer contato sexual e mesmo masturbação, pois a pele sensibilizada não pode sofrer qualquer fricção mais intensa.

      Abraços,

      Marta Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *