Candidíase no pênis – O que pode causar cândida no pênis?

Candidiase no penis

A candidíase no pênis não é tão comum quanto a candidíase vaginal. Isso porque o pênis não é um local apropriado para que a candida albicans se reproduza a ponto de causar a candidíase. Explico: A candida albicans (e também qualquer outra espécie de cândida como candida sp) é um fungo que vive normalmente na pele de todo mundo, portanto “ter” cândida na pele não implica em candidíase.

A candidíase é uma infecção causada pelo aumento exagerado da população desse fungo. Como você deve se lembrar de suas aulas de biologia e ciências na escola, fungos gostam de locais fechados (abafados), úmidos, quentes e levemente ácidos. A vagina é um local que bate com todas essas especificações. O pênis, porém, não é.

A candidíase no pênis, portanto, exige que algo muito sério esteja ocorrendo no corpo do homem para que se manifeste, pois do contrário, os mecanismos normais de combate à proliferação exagerada da cândida no corpo funcionariam normalmente como ocorre com todo mundo que tem cândida no corpo, mas nunca desenvolve a candidíase.

A maioria, senão 100% dos casos de candidíase no pênis, envolve alguma condição mais séria de saúde, muitas vezes desconhecida do homem, que está debilitando seu organismo e permitindo com que a cândida, que é um fungo oportunista, tire vantagem dessa vulnerabilidade e se reproduza em excesso.

Veja os casos mais comuns que estão relacionados à candidíase no pênis


A caso mais comum é diabetes. Praticamente todos os pacientes de diabetes, homens e mulheres, têm que lidar com episódios ocasionais ou frequentes de candidíase. Isso porque a diabetes afeta tanto o sistema imunológico, quando a forma como o corpo lida com o açúcar e ambas as condições favorecem a proliferação da cândida. Em alguns casos, basta a tendência para desenvolver a diabetes. O homem não precisa ter diabetes para ter candidíase relacionada aos mesmos fatores. Se você é homem e tem candidíase no pênis, mas não tem diabetes, faça um levantamento do histórico de diabetes em sua família. Caso você não tenha predisposição genética, você pode considerar que esse não é o fator que causa a candidíase em você. É útil fazer um exame de triglicerídeos também, só para ter uma ideia do seu nível de açúcar no sangue. Tem gente que não faz ideia de que tem alto nível de triglicerídeos e isso é um dos indicadores de tendência para desenvolver diabetes no futuro. A cândida se alimenta de açúcar, se você tem muito acúcar no sangue, isso irá favorecer a candidíase.

Fora a diabetes, em casos mais raros, outras doenças que afetam diretamente o sistema imunológico como AIDS, lúpus e artrite reumatóide também estão relacionadas à candidíase no pênis e em outros locais do corpo ainda menos comuns como o couro cabeludo, unhas e locais diversos na superfície da pele. Candidíase oral (na boca e esôfago) também é comum em pacientes que sofrem de doenças imunodepressoras.

Agora, o que é pouco discutido é que intolerâncias alimentares incorrem em inúmeros casos de candidíase em homens sem que esses saibam o que está causando tanto a candidíase quanto inúmeros outros problemas de saúde como problemas digestivos e intestinais, dores de cabeça, cansaço e fadiga crônica, entre outros.

Intolerâncias alimentares são diferentes de alergias. Alergias geralmente são mais drásticas e quem tem alergias, tem conhecimento delas, pois qualquer exposição ao elemento causador da reação alérgica resulta em reações no corpo que podem até mesmo ser fatais.

No caso de intolerâncias, o mesmo não ocorre. Por isso muita gente vive a vida inteira com intolerâncias alimentares sem saber o que é que está errado. Médicos também são de pouca ajuda, pois não existem exames para identificar a maioria das intolerâncias, principalmente em graus mais leves. No entanto, mesmo a mais leve intolerância, com o tempo, pode causar candidíase.

O que é uma intolerância alimentar? Uma intolerância alimentar é um tipo de irritação ou rejeição desenvolvida pelo corpo com o passar do tempo e quanto mais um tipo de alimento é ingerido. É importante que você compreenda esse ponto, pois você pode pensar que não tem alguma intolerância específica, só porque comeu determinado tipo de alimento a vida inteira e nunca teve problemas. Assim como a cirrose que ataca o fígado do alcóolatra somente com o tempo, a intolerância alimentar também não aparece do nada e raramente está presente em pessoas jovens. Ou seja, você pode comer pão a vida inteira e não ter qualquer tipo de reação, mas lá pelos 40 anos, começar a desenvolver intolerância ao fermento e só começar a apresentar sintomas visíveis depois dos 45.

Como não existem exames para descobrir intolerâncias e médicos não possuem bola de cristal, não adianta ir no médico para descobrir se você é intolerante a alguma coisa. Isso só pode ser descoberto por você mesmo, com o passar do tempo realizando testes com alimentos e produtos. O livro Candidíase Tem Cura dá uma boa ajuda ensinando como fazer isso.

Stress e ansiedade também contribuem para que a candidíase se instale em homens, mas sozinhos não têm impacto algum. É preciso que haja algum outro fator para que, desencadeado pelo stress, possa causar crises de candidíase. Esse outro fator pode ser diabetes (ou tendência a desenvolvê-la), outras doenças ou intolerâncias alimentares.

O mais comum é que hajam vários fatores somados, como intolerância alimentar que o homem desconhece ter + stress do cotidiado + vida sedentária + má alimentação + acidez corporal. Esse é um quadro comum e é uma receita de primeira para a candidíase, principalmente no pênis, que dentre todos os locais no corpo do homem é o mais propício para desenvolvimento da candidíase, apesar de como mencionei anteriormente, não ser “tão” convidativo quanto a área vaginal.

A acidez corporal, caso você esteja se perguntando o que é, é uma condição de desequilíbrio do pH do corpo causado por má alimentação e hábitos sedentários. Fungos vivem em ambiente ácido. É por esse motivo que se coloca cloro em piscinas. O cloro, que é a substância mais alcalina na natureza, neutraliza a acidez natural da água e evita que fungos tomem conta da piscina. Lembrando das aulinhas de ciência na escola, a cândida é um fungo e o pH na natureza vai de 1 a 14. Esse índice indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Ou seja, quando dizemos “alcalino” estamos nos referindo aos índices acima de 6 e contrários de ácido, os índices abaixo de 5. 5 é considerado um pH neutro, mas na realidade, como no caso da água, tende para ácido.

Há muita confusão sobre esse assunto na internet e muita gente desinformada dizendo que a cândida é um fungo que vive em ambiente alcalino! Basta se lembrar das aulinhas básicas de biologia e ciências na escola para saber que isso não é verdade!

Alguns alimentos tendem a tornar o pH dos fluídos do corpo mais ácido do que alcalino e isso favorece a reproducão de fungos. Existe até uma dieta, chamada dieta alcalina que ensina como controlar o pH do corpo através da alimentação e com isso evitar muitos problemas de sáude, incluindo a candidíase, e perder peso.

153 comentários: leia abaixo ou deixe o seu
  1. Arthur

    Este foi, de longe,o artigo mais completo eais esclarecedor que eu encontrei. Há um bom tempo venho com problemas recorrentes em determinados órgãos e só depois de fazer o exame de intolerância a lactose, e excluir leite e derivados dainha dieta é que eu tive uma melhora bastante consideravel. Espero ficar curado dessa candidiase, porque é uma coisa extremamente chata e incomoda.

  2. Ruan

    Aqui esta tudo muito bem explicado, contraí candidiase da minha esposa, ela ficou boa e eu apesar de tomar o medicamento não. Demorei um pouco pra descobrir que tinha diabeti, agora me tratando deve melhorar, talvez se eu estivesse lido esse artigo antes já teria me atentado para a diabeti

  3. meirileia ruivo

    Bom dia
    Meu namorado reclamou de ardencia e sao urinar e qe esta com uma secrecao de odor forte.
    Fiz um exame de rotina e comprovou qe estou com candidiase. sera por isso qe meu namorado esta com esses sintias qe eu relatei .
    Ela ja esta fazendo uso de ATB/ CIPRO.

    • Marta Andrade

      Olá Meirileia,

      Por que ele esta fazendo uso de Cipro? Ele está com algum outro problema que justifique o uso de antibiótico? Pergunto, pois antibiótico CAUSA candidíase! Então, isso explicaria esses sintomas nele, independente de você ter tido candidíase ou não.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • ricardo

        Somente quando tenho relaçao cm a minha parceira sem camisinha tenho sisntomas da candidiase , c eu ficar sem sexo ou fazer sexo cm camisinha nao aparecem sintomas, eh possivel q o problema seja cm ela e nao comigo?

        • Marta Andrade

          Olá Ricardo,

          Mulheres podem ter candidíase com bastante frequência e praticamente todas as mulheres possuem cândida em sua flora vaginal (sem causar candidíase). Homens predispostos podem acabar pegando candidíase ao terem relações com mulheres que possuem uma quantidade um pouquinho maior do que o normal de cândida. Então não é que o “problema” esteja com sua parceira, já que a cândida em si é um fungo que habita normalmente a região vaginal. Talvez o problema esteja em você, com uma predisposição acima da média para pegar candidíase ao menor contato com o fungo. Veja por exemplo, que crianças pequenas com alguma debilidade imunológica pegam candidíase na boca (sapinho) ao colocarem a mão no chão ou em coisas sujas e depois colocarem a mão suja na boca. Há cândida nos objetos e no chão e qualquer pessoa pode pegar candidíase ao entrar em contato com uma quantidade significativa deste fungo, mas a pessoa precisa ter predisposição, do contrário, todo mundo pegaria candidíase o tempo todo (dada a presença do fungo em praticamente tudo o que a gente toca).

          Abraços,

          Marta Andrade

  4. shauane

    Estou gravida e estou com a candidiase, cmo a minha himunidade ficou baixa ela se manifestou, mas ja comecei o tratamento… Ela encomoda demais e espero ficar melhor logo. Acho q meu marido pegou de mim, cmo esse texto me esclareceu muitas coisas, vou pedir pra ele fazer um teste da glicose.

  5. RUAN Felipe Dos santos

    tenho diabete e ando com muita alergia no pênis devido alto açúcar no sangue, existe alguma coisa que posso fazer para ajudar a controlar essa alergia.

    • Marta Andrade

      Olá Ruan,

      O que você tem é candidíase, não é uma alergia. É importante fazer esta distinção porque candidíase não é uma reação alérgica e tomar qualquer medicamento específico para alergia não vai fazer nada para melhorar seus sintomas. Diabéticos lutam a vida toda contra a candidíase e apesar de você poder usar medicação antifúngica e pomadas como nistatina para aliviar os sintomas, não há como se livrar completamente da doença, pois a diabetes, sendo incurável, continua permanentemente recriando as condições propícias para a doença. É possível controlar a candidíase em seu caso com uma disciplina muito grande em termos de alimentação.

      Abraços,

      Marta Andrade

  6. claudio domingos da silva

    bom eu tenho 44 anos nunca tive candidiase mas agora to tendo eu ouvi diser que candidiase pegava pela roupa atraves da candida eu gostaria de saber se tem ou nao remedio oneopatico para cura desta porra por eu nao agento mais eu tambem tenho diabete que puder me ajudar eu agradeso do fudo do meu coraçao obrigado

    • Marta Andrade

      Olá Claudio,

      O seu problema com a candidíase é causada pela diabetes. A grande maioria dos diabéticos acaba desenvolvendo candidíase em algum ponto e nesse caso, não tem cura. Você pode tomar diversas providências para manter as crises sob controle e até mesmo evitá-las como as ensinadas no livro Candidíase Tem Cura, por exemplo, mas para diabéticos, infelizmente, a luta contra a candidíase é para o resto da vida.

      Abraços,

      Marta Andrade

  7. RUBIATABENSE

    Olá!
    Muito válido todo este texto, aborda casos em separado e para quem tem um mínimo de curiosidade basta pesquisar sobre alimentos e seus ph’s que logo poderá começar as experiências em casa no uso dos alimentos que pode ou não ingerir, no caso de alimentos que podem ser intolerados. Eu vivia com esse problema há anos, mas sem uma orientação jamais se acerta o alvo da solução, foi aí que numa preparação de Deus eu li esta matéria e resolvi tirar de uma vez certo hábito matinal de desjejum, e olha que apenas em 24 horas meu corpo reagiu e hoje estou há 5 dias sem usar medicamento para cândida no pênis, mas bastava dois dias para que eu sentisse arduamente os efeitos desta “doença”. Estou aqui agradecendo o seu empenho em ter feito este texto tão útil, pois reclamo da classe médica por só passar paliativos e nunca adentrar os problemas como realmente são, parece que há um acordo entre a indústria farmacêutica e a classe médica para nunca extirpar alguns males visando apenas o lado financeiro. O que eu fiz para solucionar meu problema só me custou a leitura deste texto com a mudança do café da manhã e nada mais e já sou novamente um homem satisfeito nessa parte, muito obrigado!

  8. orlenildo

    Olá pessoal me ajudem por favor.
    Contrai essa doença de minha parceira e descobri em maio deste ano. Meu urologista me receitou nitrato de miconazol. Tive de passar 3 vezes nas regiões avermelhadas.
    Só que em julho tive reações e voltaram algumas manchas avermelhadas…. isso é normal?
    Alguem teve essa mesma reação?
    Agora por ultimo apareceu algo igual a um corte redondo no couro do Pênis.
    Meu urologista receitou a mesma pomada.
    Alguem teve reações iguais a minhas…. obs: não sou diabético.

    • Marta Andrade

      Olá Orlenildo,

      A candidíase não é uma doença que se “contrai” e só depois você “descobre”. A candidíase é uma doença gerada pelo próprio corpo da pessoa e pode piorar devido a relações sexuais pelo simples fato de que a “mecânica” do ato sexual irrita a pele, devido a fricção do pênis na vagina, não porque a pessoa “pegou” candidíase da outra. Você precisa descobrir o que em seu corpo está causando a tendência para ter candidíase, diabetes é só um dos casos, existem inúmeras possibilidades. Para casos como o seu, eu recomendo o livro Candidíase Tem Cura, pois esse livro ensina como “raciocinar” da forma correta para identificar a causa da doença e neutralizá-la. Só usar remédios não adianta nada, porque há algo em seu corpo recriando as mesmas condições que causam a doença depois do término do tratamento.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • jucemar

      Oi meu nome é Jucemar tive a candida por 14 anos usei todos os métodos recomendados por médicos,mais tudo em vaõ,mais nunca aceitei o problema ,até que no inicio de 2015 associei tudo sobre a candida e acabei achando a cura masculina,como ela só se desenvolve em local úmido a soluçaõ foi facil,só foi acostumar com acabeça do pênis para fora e nunca mais apareceu!!!

  9. Mercia

    Olá,

    Tenho cândida a mais ou menos 1 ano. Ela vai e volta sempre, tenho crises passageiras.
    Sinto dor na relação sexual, tenho ardência e o aspecto leitoso na vagina.
    Sou casada tem apenas 2 meses.
    Na ultima relação sexual com meu marido, ele reclamou de ardência no pênis logo após a nossa relação ( e eu estou no período de crise, senti bastante dor nesse dia na penetração).

    Ele pode ter contraído a cândida de mim?? Ele sentiu a ardência logo após a relação. Por favor me responda!!

    Mercia

    • Marta Andrade

      Olá Mercia,

      Sim, você pode ter passado para ele. Você jamais deve ter relações durante uma crise de candidíase, não só pela possibilidade de transmissão, mas também devido às complicações que o ato sexual causa com relação à recuperação da pele. Você acaba retardando a melhora e até mesmo pode ocasionar outra crise. Depois de uma crise de candidíase, você não pode ter relações por 3 a 4 semanas após você já estar melhor! Se você costuma ter relações quando está com crise ou pouco depois de ter melhorado, essa pode ser a razão da sua recorrência. Você não está dando tempo para a sensível pele da vagina se recuperar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  10. grace kelly

    Oi boa noite! Sou portadora de candidbase crônica, após 12 anos de casamento meu marido há um ano vem sofrendo com a mesma,já é a segunda crise esse ano! Trato com fluconazol 150MG e pomada de cetoconozal mais betamesadona, agora estou em dúvida se precisa repetir o fluconazol após 7 dias????? Obg aguardoa resposta!

    • Marta Andrade

      Olá Grace,

      Se você tem candidíase há tanto tempo, ficar tratando não adianta nada, você já viu que não resolve, não é mesmo? Eu indico que você leia o livro Candidíase Tem Cura para entender melhor a doença e aprender como descobrir a causa do problema em você, pois sem essa informação, você simplesmente não consegue curar a candidíase. Curar essa doença não é uma questão de usar o medicamento certo ou “fazer” a coisa certa, mas sim neutralizar a causa da doença, algo que se faz só quando você já sabe qual ela é e sem qualquer tipo de tratamento ou medicamento.

      Abraços,

      Marta Andrade

  11. Gisele

    Olá boa noite!
    A minha dúvida é em relação ao meu marido, ele está procurando médico para saber a respeito dessa possível candidíase, há alguns dias ele teve inflamação na garganta e ficou 7 dias tomando amoxicilina (antibiótico), logo após melhorar não se cuidou e logo voltou a dor de garganta mais fraca… e entao ele resolveu não tomar mais remédio pos já havia tomado 7 dias seguidos… agora apareceram algumas feridinhas em pontos vermelhos na cabeça peniana, ele disse que nao sai secreção, nem ardencia, apenas esses pontinhos vermelhos.. pode ser candidíase? se sim, qual medicamento posso passar a ele? e se é possível a compra na farmácia sem receita?
    muito obrigada!!!

    • Marta Andrade

      Olá Gisele,

      Sim, é provável que seja candidíase pois ele tomou antibióticos e esteve doente. O medicamento para candidíase é Fluconazol (uma dose única de 150mg) e qualquer pomada para candidíase pode ser usada no local. Esses medicamentos você compra normalmente sem receita.

      Abraços,

      Marta Andrade

  12. bruno

    é possivel ser transmitida por ter relações sexuais com a sua parceira… o aparecimento pode ser causado por a parceira ter tido relações com outra pessoa?

    • Marta Andrade

      Olá Bruno,

      É difícil… Mulheres tem candidíase com bastante frequência, é bom saber… A transmissão sexual da candidíase não é comum.

      Abraços,

      Marta Andrade

  13. Maia

    Olá, estou com candidiase e minha ginecologista me passou um remédio oral e uma pomada vaginal. Será que não é necessário que meu parceiro tome algum remédio também? Existe algum risco de, mesmo sem apresentar sintomas, ele passar candidiase para
    mim por não ter tomado nenhum remédio?

    • Marta Andrade

      OLá Maia,

      Se ele não tem sintomas, ele não tem candidíase e não pode passar a doença “de volta” para você se não tomar remédio. Agora, você não pode ter relações com ele, nem com camisinha até pelo menos 3 semanas após o término dos sintomas para evitar que a doença volte em você.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Wellington,

      Sim, a cerveja causa candidíase. A cerveja é, de todos os tipos de bebida, a pior para candidíase, pois contém malte de cevada, um ingrediente que faz com que a cândida cresça. Quem tem candidíase não deve consumir nenhum tipo de bebida alcóolica.

      Abraços,

      Marta Andrade

  14. gigio

    Olá,

    porque a candidiase no homem está associada a algo grave? Não é possível ter candidiase no pênis sem causa? Tive candidiase no pênis, tomei antifungico oral e usei pomada, o que fez o endema desaparecer, porém o prepúcio ficou continua inchado e colando na glande com uma demora para expor. Mas não dói e não tem mais lesão. Fui ao médico mesmo assim e ao ver inchado ele passou mais uma pomada e falou pra eu abster-me do sexo. Usei a pomada indicada e nada mudou. Fiz examea de sangue e minha glicose deu 78 o que indica ausência de diabetes. Sífilis negativo e nitrito negativo no sumário de urina. Tô com muito medo, pq a aparência não melhora, apesar de não ter feridas ou endemas. Só a pele inchada. Isso indica que ainda tem fungos? Será que vou ter q tirar o excesso de pele?

    • Marta Andrade

      Olá Gigio,

      A candidíase no homem está geralmente ligada a algum problema mais sério porque o pênis, ao contrário da vagina, não é um local propício para a proliferação de fungos. Por isso, se o homem chega a desenvolver a doença, a hipótese é de que haja um motivo forte, entente? Ao contrário de mulheres, que desenvolvem a candidíase facilmente, pelos mais variados (e não sérios) motivos. A pele do pênis costuma levar muito tempo mesmo para voltar ao normal. Isso não significa que você ainda tenha candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  15. Eliel

    olá! mim masturbei com as mãos sujas e isso era perceptível, pois no mesmo dias meu pênis começos a coçar. Infelizmente eu coçava o mesmo ficava ferido, inchado e vermelho, eu apliquei a pomada “cetoconazol” no dia seguinte meu penis fica com aparência estranha como se estivesse ressecado e descamando e vez ou outra mostrava pequenas rachadoras no corpo peniano. continuo aplicando a pomada da a sensação de melhora mas, logo em seguida volta tudo outra vez.

    sintomas: coça, feri (irrita), incha o local, mancha vermelha, ressecado e descamando.

    Isso pode ser candidiase?

    • Marta Andrade

      Olá Eliel,

      Pode ser, mas seria bom você fazer um exame e é claro, nunca mais encostar em suas partes íntimas com as mãos sujas!

      Abraços,

      Marta Andrade

  16. fabio

    O que posso fazer para não ter esse caso porque acho que a minha namorada me passou isso! Agora me arde e parece que tá a ter uma perda de pele na cabeça do pénis. O qe que eu faço ?

    • Marta Andrade

      Olá Fábio,

      Essa parece ser sua primeira crise de candidíase. Se é mesmo o caso, simplesmente vá até uma farmácia e peça remédio e pomada para candidíase. Candidíase é uma doença como a gripe, ok? Nada de mais e todo mundo pode pegar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  17. Pedro Moreno

    Bom dia! Gostaria de entender, fiz vasectomia a 5 meses atras, passei por estresse a 4 meses atrás, descobri que tenho hemorróida posterior, utilizei pomada que médico passou, e aguardo cirurgia, fiz exame de Anuscopia, depois de 15 dias fiz endoscopia por causa da gastrite, depois da endoscopia após uma semana, passei com o urologista pois estou com pedra no rim.
    Sendo assim, o médico urologista me passou remédio litocit, o gastro: Hidróxido de Aluminio. Uma semana depois, fiz sexo com minha esposa, fiz oral nela também. Com isso, após os medicamentos do rim, do estomago, contraste para endoscopia, e antibióticos como cloridrato de ciprofloxacino, sepurin, anti alergicos como corticóide e predinisona, pode ter desencadeado uma candidiase em mim? Na glande do pênis tem pontinhos vermelhos, não coça, não arde, fiz exame de urina tipo I, Com urucultura e deu negativo, fiz exame de sangue, só o triglicérides um pouco alto, tenho colesterol alto e depois de tudo isso, tive sensação de que tinha algo andando em minha pele, tomei remédio de sarna invermec, remédio de verme – Anita e antifungico itraconazol. Não adiantou nada, até hoje tenho essa sensação que algo está andando em meu corpo, parece pulga pulando no meu corpo e agora minha cabeça coça um pouco, tive que cortar careca pra aliviar, não é piolho, percebi que tá dando espinhas tipo como encravadas em partes do meu corpo.
    Desculpe contar tudo isso, mas NÃO AGUENTO MAIS! Minha esposa fez exame de urina e tá tudo bem, apareceu Bactéria SP , Será que pelo motivo de ter tomado os remédios, feito os exames e ter feito sexo oral nela, devido a fraqueza imunológica por causa dos remédios desencadeou estes sintomas em mim? O que mais me incomoda é a sensação de algo andando em mim, segue nas pernas, no órgão genital é uma sensação como se alguém fizesse carinho, passando a mão bem devagarzinho. Me ajude, será que é candidiase? Fizs exame de sifilis e aids deu tudo negativo graças a Deus. Obrigado, agora complicou hein, chiiiii!

    • Marta Andrade

      Olá Pedro,

      Muitos elementos da sua história tem potencial de causar candidíase, principalmente o antibiótico (Cipro causa candidíase em praticamente todo mundo) e os corticóides. Mulheres tem muita infecção urinária (por bactérias) por isso não acredito que tenha qualquer ligação com a sua situação. No seu caso, a situação é mais complicada, não adianta você querer usar alguns remedinhos, passar umas pomadas e achar que vai ficar bom depois de todos os tratamentos pelos quais passou. Em casos como o seu, a candidíase ataca mesmo e é muito difícil de se livrar dela devido ao estrago que foi feito no sistema imunológico. Para casos como o seu, eu indico o livro Candidíase Tem Cura (http://www.candidiasetemcura.com.br) pois você precisa adotar uma dieta antifúngica para ir aos poucos reduzindo o grau de infecção em seu corpo. Só usar medicamentos farmacêuticos não vai adiantar.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • Cintia

        Ola Pedro! Vi seu poste e me lembrei de uma prima minha q estava com esses sintomas de coceira pelo corpo, e o problema dela era o trigliceridio alto. Passa essa informação para o seu medico para ve se pode ser o mesmo que vc.

  18. JACSON

    BOM
    Muitas coisas que esta dito foi esclarecido nas minha duvida mais quero pergunta ai .
    Me chamo Jacson como esta na descrição e completei 18 ano e apareceu uma macha avermelhada na glande do meu pênis e to preocupado com isto , a Senhora pode me esclarecer e posso perder meu pênis, também quero saber como que eu chego no medico e cito este assunto pois sou muito timido . Eu vi nus comentários que que e pra vida toda , então no caso não tem cura a candidíase ,to muito preocupado .

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO ESPERO COM ANSIEDADE SUA RESPOSTA …

    • Marta Andrade

      Olá Jacson,

      Com base em sua descrição, não é possível determinar o que você tem, para isso seriam necessários mais detalhes, uma descrição de sintomas mais específica, mas somente “mancha vermelha” é muito amplo. Para um primeiro diagnóstico, o ideal é procurar um médico pessoalmente e não se preocupe, ao procurar o médico da especialidade correta, ou seja, urologia, você não precisa ter vergonha, pois esse tipo de médico só trata do sistema reprodutivo e urinário masculino, então vê problemas como o seu diariamente. De qualquer forma, se for candidíase, não há com que você se preocupar, pois se trata de uma doença como a gripe, todo mundo pode ter diversas vezes na vida.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Franc,

      Sim, qualquer tratamento que mexa com os hormônios, imunidade ou pH intravaginal causa candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  19. joão barreto

    depois de mais ou menos dois dias sem a higienização do glândula no pênis pode originar candidiase por conta da úmidade?

    • Marta Andrade

      Olá João,

      Poder, pode, mas o desevolvimento da candidíase em si, depende de alguns outros fatores que possam favorecer o crescimento de fungos, não apenas umidade.

      Abraços,

      Marta Andrade

  20. Diego

    Boa Tarde

    O uso de Anti Alérgico pode causar Candidíase? E em quanto tempo depois de parar de tomar o anti alérgico as reações da candidíase desaparece?

    • Marta Andrade

      Olá Diego,

      O antialérgico em si não, mas a alergia é que causa a candidíase! E com relação ao tempo, não é possível saber, cada caso é um caso, e o desaparecimento da candidíase depende inteiramente do controle da alergia.

      Abraços,

      Marta Andrade

  21. DIEGO

    No meu caso tomo anti alérgico para a rinite, não sei se tem alguma relação. Foi o único medicamento que tomei nas últimas semanas. Também tomo suplementos como Creatina, ZMA (Zinco, Magnézio,vitamina) e whey protein já que faço musculação. No caso de Diabetes meu pai tinha, mas eu não tenho já que fiz exame a uma semana. O que devo fazer? Posso se auto medicar?

  22. geovanne souza

    algumas semanas venho sofrendo com uma feridinha na cabeça do peniz com escorrimento e coça muito não sei se sou díabetico …mas algúem sabe me dizer tem algum tempo determinado para os medicamentos acabarem com essa doe
    nça?? agradeço desde jah

    • Marta Andrade

      Olá Geovanne,

      Para que alguém te indique alguum remédio para acabar com “essa” doença, você precisa primeiro saber que doença é “essa”! Pela sua descrição, não está claro se é candidíase ou não. Você precisa consultar um médico, se não quiser fazer isso e quiser assumir que é candidíase (mesmo que possa não ser), você pode usar remédios para candidíase sem medo, já que são medicamentos que você compra sem prescrição e que não causam efeitos colaterais severos. É só ir em qualquer farmácia e pedir remédio (oral e pomada) para candidíase, o farmacêutico saberá o que fazer.

      Abraços,

      Marta Andrade

  23. Otávio

    Olá, tenho 17 anos e ao longo dos dias comecei a perceber algumas bolinhas no meu pênis, e muita coceira, e também ta dando uma placa branca na cabeça do penis , eu fico desesperado por saber oque é pois tenho muita vergonha de falar para meus pais, não me causa dor só coceira. Isso pode ser candidíase? obrigado!

    • Marta Andrade

      Olá Otávio,

      Esses são sitomas de candidíase, uma doença comum que surge devido a problemas imunológicos, consumo de álcool, drogas ou algum tipo de intolerância alimentar. Você precisa refletir sobre qual desses pode ser o seu caso. Tratamento é simples, é só passar em uma farmácia, comprar uma dose de Fluconazol (um único comprimido que se toma uma vez só) e pomada para candidíase, qualquer uma funciona.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Jorge,

      A pomada deve ser usada de acordo com a posologia presente na bula, mas veja que a melhora (ou não) dos sintomas depende de uma série de fatores não relacionados ao tratamento farmacêutico realizado. Isso é extensivamente explicado neste site, inclusive em outras perguntas, assim como no site e livro Candidíase Tem Cura em http://www.candidiasetemcura.com.br

      Abraços,

      Marta Andrade

  24. silva

    Oi minha esposa ja teve candidíase dua vezes e,na última relação eu sentir uma ardência e ferio o pênis abaixo da glande e apareceu um rico abaixo da glande,e o
    pênis fica ressecado .
    Isso pode ser candidíase?
    obrigado

    • Marta Andrade

      Olá Silva,

      Pode ser, mas o ideal é que voccê seja avaliado pessoalmente por um médico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  25. Alexandre

    Sou diabético e tenho por ´períodos candidíase eu posso transmitir para minha parceira? E ela pode me passar?
    Em alguns períodos eu esta sem os sintomas mais tivemos relação e nos dois contraímos os sintomas .
    Ser eu usar camisinha e com o atrito da mesma.. a parceira vir a apresentar os sintomas seria ela a transmissora?
    E pela saliva …como sou diabético transmitiria?

    • Marta Andrade

      Olá Alexandre,

      Sim, você pode passar para a sua parceira e nessas fases é bom evitar completamente qualquer contato sexual, mesmo com camisinha, pois a irritação que ocorre na pele complica ainda mais a sua condição. Pela saliva também você pode trasmitir pois existe cândida na boca também.

      Abraços,

      Marta Andrade

  26. Rosa

    Olá …
    Tive candidiase há pouco tempo , eu tratei com meu marido pois a ginecologista passou remédios para nós 2 .
    3 meses depois , ele se sentiu irritado nas partes genitália e foi ao médico , o qual explicou que ele poderia estar com diabete !! Ele F ez o exame de sangue e confirmou .
    A minha dúvida é se foi eu a causadora dele ter diabete ou se ele já tinha a diabete e a candidiase só fez ele perceber que tinha a doença …
    Aguardo a resposta .
    Obrigada .

    • Marta Andrade

      Olá Rosa,

      Uma pessoa jamais pode passar diabetes para outra, isso não existe! A candidíase é extremamente comum em diabéticos, então a maior probabilidade é que tudo começou com seu marido, não com você. Ele passou a candidíase para você porque ele é diabético.

      Abraços,

      Marta Andrade

  27. Silvestrini

    Boa tarde, tive esses sinais da candidiase no penis, porém durou uns tres dias e sumiu sozinho… essa infecção teve origem em mim ou em minha esposa?
    obrigado

    • Marta Andrade

      Olá Silvestrini,

      Evidentemente, não tem como eu adivinhar de onde veio a sua infecção! Se você me desse mais informações, mas você não deu, você apenas mencionou que teve uma infecção por 3 dias e se curou. Se você me desse mais “pistas” eu poderia te ajudar, mas só com isso, eu só posso te dizer que você deve se informar melhor sobre a candidíase e tirar conclusões por si próprio, refletindo se a origem poderia ser em você ou em sua esposa.

      Abraços,

      Marta Andrade

  28. felipe

    o medico disse que tenho cândida e a cabeça do meu pênis fica vermelha e a pele parece que esta ressecada e rachaduras pequenas e esta muito sensível no ato sexual estou ejaculando muito mas rápido isso tudo e sintoma da cândida,e estou passando óleo de coco no pênis ele falou que e bom

    • Marta Andrade

      Olá Felipe,

      Você não deve ter relações nem se masturbar enquanto estiver com sintomas pois qualquer fricção na pele do pênis provoca a piora dos sintomas.

      Abraços,

      Marta Andrade

  29. gleison

    estou com vermelhidão no penes e ardência, e fica com mau cheiro com facilidade, so que a parte que fica vermelha e só a parte coberta pela pele. oque pode ser e qual remédio devo usar?

    • Marta Andrade

      Olá Gleison,

      Com os sintomas que você descrveu, não dá pra saber o que é. O ideal seria consultar um médico. Se você quiser você pode se automedicar para candidíase, o que não tem contraindicação, enquanto você aguarda para ver um médico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  30. julia

    Ola eu tive candidíase em novembro fui ao medico e ela me passou pomadas e comprimidos via oral, eu fiquei boa. Mais não esperei muito tempo para ter relações sexuais com meu marido, então logo ela voltou. Eu voltei a tomar comprimidos via oral e pomada também em janeiro, so que quando ela voltou desta segunda vez nos tivemos relação sexual sem camisinha,mais isto ja tem uns 10 dias já estou curada. Ele não apresenta nenhum sintoma de candidíase,mais e possível que eu tenho transmitido para ele mais ela não se manifeste? Ele deve tomar remédios também para prevenir, e devo esperar alguns dias para poder ter relações novamente com ele? Pois fiquei curada ha poucos dias. Desde já,agradeço. Bjsss

    • Marta Andrade

      Olá Julia,

      Se seu marido não apresenta sintomas, ele não pegou nada de você. Essa do homem ter candidíase sem apresentar sintomas é um dos mais ferrenhos mitos espalhados pela internet, e até papagaiados por muitos médicos desinformados, mas não tem qualquer fundamento. Contudo, você não deve ter relações com ele, nem com camisinha, ainda por pelo menos 1 semana para que a pele interna da vagina se recupere bem. Se após este período, você sentir qualquer desconforto ou dor durante a relação, você deve parar imediatamente, pois a candidíase pode voltar como resultado de irritação na pele.

      Abraços,

      Marta Andrade

  31. Mauricio

    Boa Noite.

    Tomei 15 dias antibióticos, 5 dias prednisona20mg e minha glicose está em 120 e hb glicada em 7,1.
    Dia 10/01 terminei a medicação com antibióticos.
    Comecei o tratamento da candidíase no dia 20, tomei 1cp antifúngico e 10 dias cetoconazol, contudo ainda tenho sintomas quando me masturbo!
    Qual das três hipóteses poderia ser a causa da candidíase? ANTIBIOTICO, CORTICOIDE OU POSSÍVEL DIABETE e quanto tempo a medicação (antibiótico e corticoide) permanece no organismo, podendo causar sintomas da candidíase?

    grato

    • Marta Andrade

      Olá Maurício,

      As 3 coisas causam candidíase e provocam ainda os piores casos da doença! O que exatamente causou esse episódio de candidíase provavelmente foi o antibiótico. Agora, não é o caso do antibiótico ou o corticóide “ficar no organismo” e causar candidíase, não é isso o que ocorre. No caso do antibiótico, ele mata as bactérias e é sabido que bactérias, principalmente probióticos são a maior defesa do corpo contra fungos e outros micro-organismos nocivos. Se você não repor esses probióticos consumindo iogurtes, Kéfir, Yakult e se possível, suplementos em cápsulas com “culturas vivas”, ou o que nome que estivem dando para os probióticos, seu corpo ficará “aberto” para colonização de fungos por bastante tempo. Quanto? Isso de depende de tantos fatores que não é possível dizer no seu caso específico. Eu não sei absolutamente nada sobre a sua saúde e dados específicos. Corticóides reduzem a imunidade e com a imunidade baixa, os anticorpos não conseguem defendem o corpo apropriadamente de fungos como a cândida.

      Abraços,

      Marta Andrade

  32. Guga

    Boa noite! Fui diagnosticado com candidíase no penis pela primeira vez! Ainda não descobri a causa! Estou passando por forte crise de pangasteite inclusive com sangramento. Isso pode ter facilitado o alojamento do fungo?

    • Marta Andrade

      Olá Guga,

      O raciocínio deve ser o seguinte: a pangastrite não causa candidíase, mas o que causa pangastrite também causa candidíase, entende? Se você descobrir a raiz do problema, você acaba com ambos.

      Abraços,

      Marta Andrade

  33. Thiago M

    Olá! Eu pratico malhação, e faço uso de anabolizantes, devido a isso, pode ser o motivo do aparecimento da candidiase?

    • Marta Andrade

      Olá Thiago,

      Sim, anabolizantes podem causar candidíase e você deve saber dos outros malefícios à saúde também, não? Será que vale a pena todo sacrifício?

      Abraços,

      Marta Andrade

  34. anderson

    Bom dia tenho 28 anos, e ha alguma semanas apareceu umas manchas no meu prnis, e tipo soltando uma massinha branca tipo pele.Fiz a pesquisa e pareceu ser candiase.O que devo fazer nesse caso

    • Marta Andrade

      Olá Anderson,

      O ideal mesmo seria você ver um médico, não é mesmo? O primeiro diagnóstico SEMPRE deve ser feito por um profissional competente, pessoalmente. Se você não quer ver um médico e quer confiar que o problema é mesmo candidíase, basta fazer o tratamento “clássico” para infecções fúngicas que consiste em uma dose única de Fluconazol (podendo repetir após 1 semana) e qualquer pomada antifúngica, tratamento que qualquer farmacêutico pode lhe recomendar e entender o que você precisa. Agora, se os sintomas não passarem após este tratamento, você realmente precisa ver um médico.

      Abraços,

      Marta Andrade

  35. ROBSON

    o omeprazol pode causar a candidíase?pois estou tratando uma gastrite e tambem descobri recentemente que tenho diabetes.obrigado

    • Marta Andrade

      Olá Robson,

      Não, omeprazol não causa candidíase, mas diabetes sim. Praticamente todo diabético tem crises esporádicas ou frequentes de candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  36. carlos regis

    Tenho resposta para a cândida masculina:

    Você precisa começar a tomar alguns atitudes pra cicatrizar. Imagine que seu pênis é como um pé com uma meia que não pode nunca ser tirada, ambiente ideal para a cândida. Muito bem você tem que manter esse ambiente limpo e seco. Vai ser um ritual constante. Você vai começar a usar cuecas de algodão que absorve mais a umidade, 2 – você quando dormir a noite vai retirar a cueca e dormir sem cueca, puxe e deixe a cabeça do pênis exposto ligue o ventilador e deixe essa parte ser ventilada. 3- compre um pó chamado pó PELOTENSE, você encontra em farmácias. Derrame uma pequena camada sobre a cabeça do penis. Com o tempo vai começar a secar, deixe essa parte sempre seca. Faça isso sempre que estiver úmido. Coma mais frutas, iogurte a noite, faça mais exercícios para aumentar sua imunidade. Boa sorte.

    • Marta Andrade

      Olá Carlos,

      Agradeço as suas dicas, mas é importante não deixar de mencionar para os demais leitores que no caso de candidíase recorrente, tratar apenas o local, nesse caso o pênis, mas pode ser qualquer área da pele, é secundário, pois enquanto a pessoa não descobrir a causa da propensão para infecções fúngicas, como por exemplo, uma intolerância alimentar, algo que não tem nada a ver com o problema nem é afetado pelo uso de medicamentos e cuidados locais, ela não vai resolver a questão, por mais cuidados que tome.

      Abraços,

      Marta Andrade

  37. Vieira

    Olá,bom dia.
    Tive candidíase sem motivos aparentes,e enquanto a saúde está ok,mas eu tive algumas vezes relações sem preservativos,e acredito que meu namorado esteja com ardência e coceira,mas fazem 3 meses que não temos relações porque ele viajou.
    Ele pode estar com a cândida?

    • Marta Andrade

      Olá Vieira,

      Ter relações com uma pessoa que já teve candidíase no passado não transmite a doença. Candidíase é como a gripe, se você já teve gripe você não passa a ser “portador” de gripe e não sai passando para os outros, quando você já está bem, entende? Se ele tem ardência e coceira, ele pode estar com candidíase, mas isso não significa que ele pegou de você (ou vice-versa). É muito mais comum as pessoas desenvolverem candidíase por conta do que pegarem dos outros.

      Abraços,

      Marta Andrade

  38. MAURICIO

    Bom dia Dra. Marta.

    Minha candidíase tinha desaparecido (peniana), agora retornou com poucos sintomas, ao contrário da primeira vez.

    Tomo antidepressivo há alguns anos, e ontem o médico aumentou a dose.

    Estou muito deprimido e gostaria de saber se o stress/depressão tem alguma relação com a doença?

    Fico no aguardo

    Obrigado

    Mauricio

    • Marta Andrade

      Olá Maurício,

      Sim, a ansiedade, estresse e depressão enfraquecem o corpo e qualquer coisa que afete o sistema imunológico causa candidíase. Os remédios só pioram a situações, pois eles sozinhos já são capazes de causar candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  39. mauricio

    Bom dia Dra. Marta.

    Uma outra questão que esquecei de lhe consultar:
    Qualquer nível de diabetes no sangue pode causar a candidíase?
    Meus exames de glicose variam entre 110 a 120.

    Grato

    Mauricio

  40. jeff

    OLÁ,tive relação com minha namorada na noite passada e hoje pela manhã senti um pequeno desconforto e vi que a cabeça pensava estava avermelhada e o bico do pênis (local da ejaculação kk) estava um pouco inchado como se fosse um beiço, isso pode ser iinicio de candidiase? Ou uma reação peniana devido à movimentação um pouco brusca durante o ato sexual??

    • Marta Andrade

      Olá Jeff,

      Pode ser candidíase, mas é preciso aguardar mais para ver a progressão dos sintomas. Você pode tomar remédios para candidíase como Fluconazol como precaução. Não há contra-indicações no uso desse medicamento, caso no final das contas o problema não seja candidíase.

      Abraços,

      Marta Andrade

  41. Astolfo

    O uso de drogas, como o lsd e ecstasy, podem causar candidiase??
    E como pode descobrir qual alimento causa a intolerância alimentar?

    • Marta Andrade

      Olá Astolfo,

      Sim, qualquer droga, até mesmo remédios corriqueiros, podem causar candidíase e drogas como LSD e Ecstasy que afetam profundamente o sistema imunológico podem causar crises muito duradouras de candidíase (ou até mesmo um quadro incurável). Descobrir intolerâncias alimentares não é fácil, não existe uma formulazinha que eu possa compartilhar com você aqui rapidamente. É uma questão de fazer testes individuais com ingredientes e grupos de alimentos. Recomendo que você leia o livro Candidíase Tem Cura para saber mais sobre isto.

      Abraços,

      Marta Andrade

  42. Pedro

    Olá, estava com fortes dores de estomago, depois da endoscopia descobri que tinha, a bactéria H pylori no estomago, o medico receitou, o antibiotico Omepramix, isso em janeiro de 2015, no inicio de março, notei que apareceu alguns pintinhos vermelhos na glande e com uma leve coceira, sem secreção ou outros sintomas, sera que esse antibiótico ajudou a baixar a imunidade e ajudou a aparecer isso no pênis, sera que e candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Pedro,

      Foi o antibiótico sim, antibióticos geralmente causam candidíase, isso é muito comum mesmo. Mas não foi porque o antibiótico “baixou a imunidade”, mas sim porque o antibiótico mata bactérias, inclusive as bactérias que protegem o corpo de fungos oportunistas como a cândida. É bom sempre durante e após um tratamento com antibióticos, tomar bastante iogurte, tomar Yakult e passar iogurte natural na área afetada pela candidíase. Você também pode tomar o medicamento oral para candidíase (Fluconazol) e usar uma pomada antifúngica.

      Abraços,

      Marta Andrade

  43. Kevin

    Boa tarde, estou tratando de uma sinusite e amigdalite e estou tomando antibióticos, 4 dias já, porem hoje de manhã ao acordar fui urinar e senti um desconforto, observei a cabeça do meu pênis e onde sai a urina esta um pouco vermelho e inchado, é candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Kevin,

      Devido ao tratamento com o antibiótico, é provável que seja candidíase sim. É sempre recomendado tomar uma dose de Fluconazol no primeiro dia de tratamento do antibiótico para evitar uma possível candidíase. Como você não conseguiu evitar o aparecimento da doença, tome agora uma dose de Fluconazol e repita outra em 1 semana e acompanhe o tratamento com pomada tópica. Um farmacêutico poderá te ajudar melhor na escolha da pomada ideal.

      Abraços,

      Marta Andrade

  44. Ivan júnior Ferreira Alencar

    os sintomas da candidiase pode ser confundidos com os sintomas do câncer peniano???qual a diferença dos sintomas? ??……agradeço se puder responder

    • Marta Andrade

      Olá Ivan,

      Eu recomendo que você consulte um urologista. Eu não sou médica, sou apenas uma pessoa que conhece bastante a candidíase e a estuda, mas não conheço outras doenças, e principalmente, se tratando de uma condição complexa como o câncer, o ideal, se há a dúvida, é sempre consultar um profissional qualificado.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Bruno,

      Pode ser sim, mas o ideal é que o diagnóstico sempre seja feito por um médico pessoalmente.

      Abraços,

      Marta Andrade

  45. Carolina

    Olá,descobri à mais ou menos um mês a existência da candidiase,quando fiz o preventivo. Mas o único sintoma que eu apresentei foi aquele aspecto leitoso na vagina. A enfermeira disse que n tinha necessidade de eu fazer uso de remédios, que com o tempo ela sumiria, mas mesmo assim eu quis. Fui ao médico e ele me receitou um comprimido e uma pomada para usar durante 4 dias e disse que após os 4 dias eu poderia ter relações. Quando completou o 4°dia eu e meu marido tivemos relação mas logo após isso ele teve ardência ao urinar e apareceram uns cortes no pênis. Será que passei para ele?? Estou super preocupada.

    • Marta Andrade

      Olá Carolina,

      Você não deve ter relações enquanto está fazendo tratamento para candidíase (nem com camisinha). Pode ter passado pra ele sim, seria bom ele tomar pelo menos uma dose de Fluconazol.

      Abraços,

      Marta Andrade

  46. Igor

    ola tenho 20 anos comecei a estudar sobre doenças sexoalmente transmissiveis e vi o tema candidiase ai vi umas fotos, dpois quando fui banhar vi umas machas vermelhas no meu penis não coça e não doi pode ser candidiase? to com medo.

    • Marta Andrade

      Olá Igor,

      O primeiro diagnóstico sempre deve ser feito por um médico. Candidíase não é necessariamente uma DST e a maioria das pessoas que tem, desenvolvem sozinhas, não pegam de ninguém. É bom saber… mas você nem sabe se tem mesmo candidíase ainda! Então veja um médico primeiro, depois venha na web procurar respostas sobre a condição específica que foi diagnósticada. Não dê chance para curiosos ficarem dando pitacos irresponsáveis sobre a sua situação. Só um profissional qualificado te vendo PESSOALMENTE é capaz de dizer o que você tem.

      Abraços,

      Marta Andrade

  47. Thiago

    Ola, eu reparei que no corpo no meu pênis apareceu algumas manchas esbranquiçadas, como se fossem pintinhas, após um tempo vi que ficou diferente da pele que envolve o corpo do pênis.na.verdade Um tempo antes. Eu. Tomei um anti inflamatório e me deu nas plantas dos pés, na glande, barriga, costas e braços depois tive uma semana estressante depois apareceu essas pintinhas brancas, sinto a pele um pouco sensível não tem fissuras não tem machucados mas senti coçar a glande, Eu não tenho uma vida com atividade física mas ao percurso do trabalho Eu. Subo 5 lances de escada isso eu acho que não. Envolve uma atividade física completa mas acho que ajuda…
    Eu posso ter Candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Thiago,

      Você precisa ver um médico, seu caso é mais complexo e não é possível alguém online, mesmo um médico, avaliar a sua situação. Você precisa ver um profissional PESSOALMENTE! É possível que você tenha candidíase? Sim. Mas no seu caso, simplesmente fazer um tratamento para candidíase não iria adiantar, pois em um grau tão complexo como este, você precisa primeiro determinar o que está causando o problema. Sua atividade física não parece ter qualquer relação com este quadro.

      Abraços,

      Marta Andrade

  48. Miguel

    boa noite
    estou com candídiase(balanopostite), faz mais de 6 meses! começou sem sintomas aparentes! uma febre e fraqueza depois da masturbação! dores nos testículos e virilha! mas a glande estava normal por dois meses, e fazendo exames de sangue, urina e ultra de bolsa escrotal e não acusava nada! só depois de dois meses a glande passou a ficar branca, meio cinza e na parte inferior meio rocha. Foi diagnosticado: fungos!
    já tomei fluconazol e canasten e melhorou um pouco a aparência e os sintomas de fraqueza na visão e cansaço, findaram! ele disse que eu poderia comer de tudo e só evitar o álcool! mas vejo que o leite piora e da uma irritação! já fui a 3 urologistas! e tem que voltar no último para ele analisar. ontem fui me masturbar e depois da ereção quase fiquei fraco e com febre! anos antes de ficar donte tive esses sintomas depois da masturbação! foi assim que começou tudo no ano passado! estava passando água boricada com o algodão e acho que estava dando mais resultado que a pomada! troca esta pela água boricada?

    • Marta Andrade

      Olá Miguel,

      Os sintomas que você descreve como “tudo começou” não são de candidíase. Candidíase (ou balanopostite) não causa febre, fraqueza nem dor nos testículos. Você deve ter algum problema mais sério que está causando, dentre outros sintomas, a candidíase. Pense bem, não faz o menor sentido candidíase causar fraqueza e febre quando você tem uma ereçãol não é mesmo? O que acontece quando uma pessoa tem uma ereção? O fluxo sanguíneo diminui no cérebro e vai para o pênis (você entende a ligação disso com a “fraqueza”?). Seu problema está provavelmente ligado ao seu sistema cardiovascular (coração) como colesterol alto ou alguma deficiência cardíaca, isso somando com alguma intolerância alimentar (talvez leite de acordo com a sua descrição). Não adianta fazer exames no sistema reprodutor, pois o que quer que você tenha está apenas se manifestando nessa região pois é o local mais propício para desenvolvimento da cândida. O problema central provavelemente está em outro lugar ou é uma intolerância alimentar.

      Abraços,

      Marta Andrade

      • Miguel

        boa noite
        depois que passei a fazer uso do complexo B xarope e usar omega 3 esses sintomas de fraquezas findaram, mas parei… o problema que as vezes fico com o penis ereto, mesmo sem muito tesão, não sei se é vício! e o corpo fica fraco depois da ereção e algumas vezes febre! mas passa. Ja tive isso algumas vezes muitos anos antes de manifestar a candidíase! começou depois de uma masturbação me sentia fraco e pensei que era virose, tomei vários anti-inflamatório e acho que piorou pq estava tratando da doença errada, não era virose, mas me lembre que mais ou menos dois anos atrais levei uma chave de rins treinando jiu-jitsu. esse golpe não quebra, mas inflama os músculos e tem lutadores que com duas semanas se curam, mas a minha lesão durou mais de dois meses, com esses mesmos sintomas: febre e uma queimação nos braços! e bati várias radiografias e tudo ok… era muito ansioso! coisa de ficar imaginando uma coisa legal que iria acontecer antecipadamente, minha mente ficava agitada parecendo que usei alguma droga cheio de euforia e a cabeça começava a doer por trás…. as vezes e me concentrava e parava de imaginar coisas! pensando em nada! e parava. Quando não parava tinha que usar remédio para dor de cabeça! eu uso a pomada canasten até passar ou posso fazer a limpeza com água boricada?

    • Marta Andrade

      Olá Geraldo,

      É muito difícil controlar a candidíase na diabetes pois o fator causador (a diabetes) não pode ser permanentemente eliminado. Você precisa então, em primeiro lugar, compreender que você sempre terá que lidar com a crise ocasional de candidíase. Mesmo pessoas não diabéticas correm sempre o risco de terem uma ou outra crise de candidíase. O controle da candidíase no seu caso está no controle da diabetes, quanto mais equilibrada a situação, menos provável é que a cândida se multiplique em excesso.

      Abraços,

      Marta Andrade

  49. fernan

    Gostaria de saber se a Diabete causa lesões no pênis soltando um pó branco e deixando em forma de flore muito inchado?

    • Marta Andrade

      Olá Fernan,

      Não é a diabetes que causa lesões! A diebetes causa candidíase e a candidíase causa esse tipo de sintoma.

      Abraços,

      Marta Andrade

  50. Marco

    Boa noite,
    Eu tenho uma questão, eu ja tenho não tenho relações à quase um mês e nunca me apereceu algum desses sintomas, uma semana atrás apos masturbar senti uma dor naquela pele que esta presa na cabeça do pénis, no próximo dia passou, 2 dias depois comecei a sentir irritação de pele e ardia-me a ponta do penis sempre que urinava, as vezes saía um liquido de cor menos visivel que sémen, hoje ao acordar e ir à casa de banho ja não sentia a ponta do penis a arder e o cheiro ja está a voltar ao normal, mas ainda assim sinto um pouco de irritação, será candidíase? E se for se esses sintomas estão a desaparecer por causa natural, devo consultar um médico na mesma para receber tratamento?

    • Marta Andrade

      Olá Marco,

      Pode ser candidíase, mas como sempre, só um médico pode confirmar com certeza. Você pode se automedicar para candidíase sem problema algum, contudo. Se você acha que é isso mesmo, é só comprar medicação antifúngica (oral e pomada). Se no final das contas, não for candidíase, fazer um tratamento não terá qualquer efeito colateral.

      Abraços,

      Marta Andrade

  51. Juliana

    Olá, meu marido está com candidiase, ele não bebe, não é diabético, não faz uso de drogas,está com todas as taxas inclusive triglicerides ótimas, não tem nenhuma condição mais grave que propicie o surgimento de uma candidiase. A minha pergunta é se ele pode ter pego a candidiase pelo ato sexual? Não temos relações há um tempo. Então essa candidiase dele pode ter sido contraída pelo ato sexual com alguém com a doença?

    • Marta Andrade

      Olá Juliana,

      Existem inúmeras condições de saúde, inclusive intolerâncias alimentares, que as pessoas não fazem a menor ideia que têm. O fato de que ele não tem alguma doença “mais séria” não exclui a possibilidade de algo no corpo dele esteja provocando uma tendência para a proliferação de fungos. Dificilmente as pessoas pegam candidíase umas das outras e quando pegam, é uma crise rapidinha que vem e vai. Se a situação dele já dura algum tempo (você não mencionou há quanto tempo ele tem a doença) o problema está com ele mesmo.

      Abraços,

      Marta Andrade

  52. Jr

    Olá Marta, vai fazer 4 anos que sofro de candidíase. Tenho muita vergonha de contar para os meus pais, e nas poucas vezes que comentei sobre não deu em nada.
    Sofro muito com esse mal, pesava 112kgs e hoje mudei meus hábitos alimentares(Peso 88kgs) por conta disso. Não sei o que fazer. Atualmente passo suco de limão puro na região pois dizem que melhora. Tenho manchas brancas e a pele fica ressecada e descama.

    • Marta Andrade

      Olá Jr.,

      Você precisa descobrir o que está causando o problema. Passar limão não adianta nada. Use remédio se necessário e se quiser usar alguma solução “caseira”, passe azeite de oliva que dá uma hidratada na região e tem propriedades antifúngicas. Uma pomada que não é para candidíase, mas ajuda a pele a se recuperar é a Kollagenase. Contudo, só remediar o problema não resolve no longo prazo, precisa mesmo estudar a doença e descobrir o que está desencadeando em você a propensão para proliferação de fungos.

      Abraços,

      Marta Andrade

    • Jorge

      Jr, não sou médico, mas assim como vc já visitei muitos médicos para curar minha candidíase que durou de 8 a 10 anos. Depois de meses e meses indo ao médico, percebi que as pomadas curavam por pouco tempo e a cada reincidencia, o tempo de cura era menor. Passei a conviver com candidiase, e isso era uma m***. Depois de anos resolvi que iria me curar de qualquer jeito. E aí descobrir o que muitos falavam na internet e eu achava que não se aplicava para mim – “nenhuma pomada vai curar uma doença se essa for apenas uma consequência de um problema maior”. Depois de exames para imunidades e alergia, descobri que tinha intolerancia a lactose, que diminuia minha imunidade. Fui a uma nutricionista, mudei meus habitos para coisas que combatiam fungos, cortei doces por um tempo e comia alimentos que aumentavam a imunidade (brocolis, legumes e verduras em geral, diminui carboidratos, gengibre pela manha, batata iacon, etc), e acrescentei oléo de coco a minha dieta e também passava lá antes de dormir. Em 3 meses minha candidiase melhorou 95%. Percebi que ela nunca cura totalmente, se como doces em exagero ela diz “oi”, ai logo fico uma semana sem doces e ela recua. O corpo combate ela sozinho. Procure alergistas e dica a verdade “tenho candidiase e recorrente e creio que possa ser consequencia de um problema maior”, descubra o que te faz mal e corte a causa. Procure uma nutricionista e diga a verdade também “quero uma dieta pra acabar com a candidiase”. Meu caso era pior que o seu, eu era magro e na dieta emagreci mais, mas tudo valeu a pena, agora ja voltei a engordar malhando e com saúde e sem candidiase :) Abs

    • Marta Andrade

      Olá Vg,

      Não, de forma alguma. Pense o seguinte: a pele durante uma crise de candidíase fica **extremamente** sensível. Se masturbar é como coçar incessantemente um machucado em outra parte do corpo. Pense em uma queimadura ou um corte no braço, por exemplo. Você pega e coça com a mesma vigorosidade da masturbação esse machucado. O que vai acontecer? A área vai ficar ainda mais machucada, inchada e os sintomas vão piorar muito, não vão? O mesmo ocorre com as áreas afetadas pela candidíase. Não pode mexer, não pode fazer fricção em cima de forma alguma, nem com masturbação, nem com coceira, nem com atividade sexual. Tem que deixar a área bem quietinha para que ela possa se recuperar o mais rápido possível.

      Abraços,

      Marta Andrade

  53. gabriel

    Ola, quando tinha 15 anos tive candidise e tive quase que uma vez por ano, as crises sumiam sozinhas sem qualquer tipo de remédio e pomada. A três semanas estou tendo crises leves, passo pomoda e ela desaparece, mas em dois dias voltam. Sera que voltam por que logo apos que a crise some eu tenho relações sexuais? E a dois dias que apenas lavando a glande as manchas vermelhas somem, mas no decorrer do dia elas voltam. O que faço?

    • Marta Andrade

      Olá Gabriel,

      A relação sexual (ou masturbação) causa uma fricção na pele que pode fazer com que os sintomas voltem já que o ato é similar a “coçar” incessantemente um machucado em qualquer outra parte do corpo. É bom saber disso, pois você deve esperar um bom tempo até voltar a ter relações sexuais ou se masturbar depois de cada crise de candidíase para dar tempo da pele se recuperar bem. Se você tem um caso assim tão longo de candidíase, você precisa avaliar o que está causando o problema. Estude mais a doença, veja o que pode causar infecções fúngicas (além do óbvio) e trace um paralelo com a sua situação. Em casos como o seu, o mais provável é a hipótese de intolerância alimentar.

      Abraços,

      Marta Andrade

  54. leco

    Olá marta, a azitromicina não resolveu nada, já não sei se entro com o canesten, porém tenho uma dúvida! tenho trinta e poucos anos, me alimento bem, pratico atividade física regularmente, não consumo bebida alcoólica e não sou fumante. Sempre usei preservativo e nunca havia contraído nenhuma dst, sempre gozei de boa saúde e fiz recentemente um hemograma completo e estou muito bem de saúde segundo os exames, então lhe pergunto : se minha amiga sabendo que estava com sua candidiase manifestada e me passou o fungo porquê que o meu organismo não consegue eliminar o fungo do meu pênis uma vez que eu tenho uma ótima saúde e usei por dois meses o fluconazol e o nitrato de miconazol? A pessoa que me passou diz ter episódios recorrentes de candidiase e me pediu muitas desculpas por me ter passado e não saímos mais,porém fazem oito meses e o fungo não some do prepucio e glande, já não sei o que fazer, eu não sabia que tantas pessoas sofrem com este problema. Me tira essa dúvida por favor? já que percebo que vc parece entender bastante do assunto. Um abraço.. Leco.

    • Marta Andrade

      Olá Leco,

      Eu não tenho como saber, ninguém tem… O que posso te dizer é que essa sua visão de que você é “super saudável”, logo, é inexplicável que seu corpo mantenha uma infecção por cândida pode ser um pouco enganosa. Veja bem, a cândida não atinge NECESSARIAMENTE somente aqueles com pouca saúde. Há problemas “escondidos” que as pessoas nem desconfiam ter, principalmente relacionados a intolerâncias alimentares que não reduzem a qualidade da saúde, mas causam esse tipo de problema. Ainda há inúmeras outras questões a serem avaliadas, de umidade e calor no ambiente a quantidade de água que você toma. Veja como é difícil uma pessoa que pega uma micose de unha se livrar do problema, por exemplo. Micose e candidíase é a mesma coisa, mesmo fungo. Dito isso, se o problema não está sendo causado por alguma outra condição em seu corpo, é tudo uma questão de cuidar bem da área para que ela deixe de ser propícia para proliferação de fungos como secar bem o local, colocar talco ou outro pó (só não pode ser a base de amido), lavar a área duas vezes ao dia, tomar bastante iogurte, enfim, tentar fazer uma “engenharia reversa” com o processo para ver se você consegue vencer a infecção. Os cuidados locais são MAIS importantes do que tomar remédio, já que a candidíase em si vai embora mesmo quando a pessoa não faz nenhum tratamento, mas a área precisa se tornar “inóspita” para fungos.

      Alguém comentou aqui, não me lembro em qual artigo, que conseguiu curar um caso de candidíase no pênis apenas com o hábito de secar muito bem a área e colocar talco para continuar seca até o próximo banho. É simples, mas às vezes só isso já torna a área não convidativa para fungos.

      Infelizmente, isso é tudo o que posso te dizer. A candidíase é uma doença chata e complicada. Se fosse fácil e nós pudessemos ter respostas certeiras para problemas como o seu talvez um site como esse nem fosse necessário, pois as pessoas já conseguiriam tratar seus problemas com fungos sem ajuda!

      Abraços,

      Marta Andrade

      • leco

        Olá Marta, boa noite! Nesses oito meses me informei muito sobre candidiase e aprendi bastante com suas informações postadas aqui, também li dezenas de artigos e relatos sobre essa “ chata“ doença. Bom, para curas impossíveis existe o tempo, vou esperar pra ver! há anos consumo somente alimentos integrais e orgânico, tomo em média três litros de água por dia e sou avesso a produtos industrializados. Dentre os artigos que li, um deles sugere passar no local vinagre de cidra que têm o mesmo ph da região genital saudável, o que vc acha? Abraço.. Leco.

  55. arthur

    Boa noite, li várias respostas para as perguntas, me ajudou. porém ainda tenho minhas duvidas. Há muitos anos tenho algumas manchas brancas, ressecamento e coceira no penis e as vezes no perineo, mas não na glande como todos reclamam. Já fui em 2 urologistas e disseram não ser nada demais, mas não esclarecem muito bem. Na glande não ha problema, somente no meio do penis, não tenho fimose, exames em dia, não tenho diabetes, tudo normal, não sou promiscuo, não uso drogas. Mas pomadas antifungicas e remedios não resolvem esse problema, as pomadas parecem piorar a ardencia e a descamação. Se for candida é tão dificil assim de curar ou pelo menos aliviar? att

    • Marta Andrade

      Olá Arthur,

      A coloração branca geralmente indica candidíase. Não há outra doença que cause esse mesmo sintoma, então é seguro sugerir que se trata mesmo de candidíase. O fato dos médicos dizerem que “não é nada” também é um indício de que é mesmo fungos, pois como é uma doença corriqueira e que não oferece perigo, muitos médicos não dão muita bola, ignorando o fato de que apesar de não ser uma doença séria, o paciente tem sintomas muito incômodos.

      Se sua candidíase está sendo causada por exemplo, por uma condição alérgica ou intolerância alimentar, os remédios podem não fazer efeito mesmo, contudo, eles deveriam pelo menos amenizar sintomas como coceira. Tenho visto casos de recuperação com uso da pomada Kollagenase, que apesar de não ser uma pomada antifúngica é bastante utilizada em casos de pele em processo de recuperação e pode ajudar com os sintomas de ressecamento e coceira. Azeite de oliva passado na região, pode ser várias vezes ao dia, também pode atuar como hidratante, antifúngico e analgésico. Talvez você precisasse expandir um pouco mais o leque de possibilidades de “causa” para não excluir a probabilidade de que alguma doença mais séria ou crônica possa estar causando a candidíase indiretamente. Os problemas que você citou: diabetes, promiscuidade, fimose, consumo de álcool e drogas não são os únicos fatores que podem causar candidíase. Essa lista está na casa das centenas de itens! Tem muita coisa que a gente nem desconfia, às vezes é algo banal como o hábito de tomar água da torneira ou a própria umidade e calor do ambiente onde a pessoa mora.

      Abraços,

      Marta Andrade

  56. carlos

    oi ,,tava normal nunca tive nada parecido,,sai com uma menina e tive relaçao com ela no anus,,,normal,,quando cheguei em casa fui tomar banho começou a ficar ardendo,,quando fui olhar umas 6 ou 7 bolhinhas na pele do penis,,urino normal,,so quando escapelo arde,,e quando descobrir que toco fica ardendo um pouco e quando seguro,,o que deve ser,,

    • Marta Andrade

      Olá Carlos,

      Relações anais sempre devem ser feitas com preservativo, você não menciona se usou camisinha ou não. A região anal é naturalmente repleta de micro-organismos que não pertencem em outras partes do corpo, principalmente na pele sensível do pênis e é comum o aparecimento de candidíase após relações anais, justamente porque a cândida é um fungo que habita normalmente a região colorectal. Você deve tomar medicação normal para candidíase (Fluconazol) passar uma pomada antifúngica seguindo a bula (você obtém na farmácia sem receita e qualquer pomada antifúngica serve). Você também deve evitar qualquer contato sexual, mesmo masturbação até que a pele esteja completamente recuperada. Qualquer fricção mais intensa na pele que está sensível faz com que os sintomas voltem.

      Abraços,

      Marta Andrade

  57. glauciane

    Bom dia.Meu marido é diabético,está com uma secreção muito forte de cor branca,que sai do seu pênis, e tem um cheiro muito forte.E parece que ele está com uma corda amarrada na cabeça de seu pênis. Nem estamos tendo relação, já que não sabemos o que é isto.Muito obrigada desde já. Aguardo respostas.

    • Marta Andrade

      Olá Glauciane,

      Está relacionado à diabetes sim. A candidíase é muito comum em diabéticos já que está relacionada às oscilações de glicose no sangue. Vocês não devem mesmo ter relações enquanto ele está com sintomas (e um certo tempo depois que já estiver bom). Isso porque a pele da regiao afetada costuma ficar super sensível e qualquer fricção em cima dela faz com que os sintomas piorem bastante. Ele pode procurar tratamento oral e tópico para candidíase em qualquer farmácia. Não é necessário receita para comprar esses medicamentos.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  58. João victor

    Olá , passei 2 dias sem higienizar o pênis , e agora tenho varias manchas vermelhas.
    isso pode ser Candidíase ??? Por Favor

    • Marta Andrade

      Olá João Victor,

      Pode ser, mas sem uma opinião médica ou mesmo sem um conjunto de sintomas que juntos possam confirmar um diagnóstico determinado, não é possível saber ao certo. De qualquer forma, você pode se medicar para candidíase, os medicamentos não tem contra-indicação mesmo quando o problema não é fungos. Caso os sintomas persistam, é claro, você deve ver um médico.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  59. paulo fernando

    ola martta tenho 35 anos e nao sabia q tinha isso tenho diabetes e quando ela descompensa me da uma coceira no penis eu passo uma pomada chamada cetoconasol ebacitracina e na hora para de coçar

  60. matheus

    Minha esposa estava co escorrimento,coceira e fortes dores no pe da barriga,eu tranzei com ela sem camisinha e depois d 4 dias meu pênis ficou cheio de bolinhas vermelhas e coceiras mais não tou com escorrimento e nem dores,sera que também estou com candidíase?

    • Marta Andrade

      Olá Matheus,

      É possível que esteja com candidíase sim. Você não deve ter relações com sua esposa (nem com camisinha) quando ela está com sintomas de candidíase. É importante compreender que mulheres podem ter candidíase com bastante frequência por motivos naturais como hormônios e pH da vagina que pode se alterar pelos mais diversos motivos como stress e alimentação.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  61. Mario

    Olá Dra. Peguei candidiase por esses dias de uma pessoa ela estava tomando antibióticos fortes. E nem eu e nem ela sabíamos que antibióticos estimulava aparecer a candidiase. Estou usando aciclovir eu soube que e bom. A minha divida e.essa doença tem cura? Eu estou muito triste em ver o meu melhor amigo desse jeito. Como ela não e nada serio minha. Mesmo q ela fique boa eu corro o risco de um dia eu tranzar novamente eu pegar essas maldita candidiase novamente? Obrigado.

    • Marta Andrade

      Olá Mário,

      Candidíase é que nem gripe! Todo mundo pode ter diversas vezes na vida, não é nada de mais, principalmente em casos desencadeados pelo simples uso de antibióticos. Tem cura assim como a gripe, mas isso não significa que a pessoa nunca mais vai ter na vida uma vez que cure esse episódio, entende? Candidíase é a mesma coisa que por exemplo, o sapinho que crianças pequenas pegam quando colocam a mão suja na boca. Cândida, o fungo que causa candidíase, está por tudo, nos objetos, no solo e em nosso corpo. A candidíase é simplesmente uma infecção causada quando o crescimento da população do fungo cresce muito devido aos fatores que propiciam essa oportunidade, como no caso do uso de antibióticos que matam a competição natural da cândida.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

    • Marta Andrade

      Olá Mario,

      É necessário ficar sem se masturbar enquanto você está com sintomas de candidíase porque qualquer fricção na pele pode piorar os sintomas. Se só isso vai curar a doença ou não vai depender do que está causando o problema. Se o problema está sendo causado por masturbação ou relações sexuais cedo demais antes dos sintomas estarem 100% curados, aí então a abstinência poderia ajudar, contudo, se a doença estiver sendo causada por outro motivo, não vai adiantar muito.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  62. Diego

    Eu tenho candidíase a duas semanas ou mais já tomei fluconozol duas vezes e hoje venho passando uma pomada que tem duas substâncias iguais ao fluconozol que combate os dois fungos mais não vejo melhora ,eu já tive sifilis e agora na cabeça do meu penis onde tinham umas manchas estão sangrando mais sem ardência não sei o que faço

    • Marta Andrade

      Olá Diego,

      Repita o mesmo tratamento até que esses sintomas passem completamente. A candidíase pode ser persistente mesmo, é normal. Evite, contudo, qualquer tipo de contato sexual, incluindo maturbação e sexo oral pois a fricção na pele do pênis pode piorar os sintomas e dificultar a melhora. Muitos leitores relatam o uso de polvilho antisséptico granado e dizem que ajuda muito também. Evite álcool, fumo e excesso de açúcar durante esse período.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  63. Gabriel

    Marta Andrade me ajuda pfv ,
    Tem mais de um ano que estou com manchas vermelha no meu pênis e arde muito , já passei pela fase de esta com cortes , agora arde muito e está muito vermelho e tem tipo umas pontinhas vermelha E esta inchado e sensível .
    Já passei por vários médicos já tomei e passei seguintes medicamentos , Antibióticos, fluconazol 150 mg uma doce só , já tomei ele uma vez na semana durante 2 meses , pomadas cetoconazol + dipropionato de beta metadona +sulfato de neomicina ,cetoconazol , nova corte , sulfato de neomicina + bacitracina ,quadriderme , Já fiz várias receitas caseiras , já fiz todos os exames está tudo ok com minha saúde .
    Eu sou homossexual e tenho relações sexuais sem proteção ,
    o último médico que passei falou que eu posso está com bactérias com fungos no pênis candidiose. Gostaria de saber seu posso tomar fluconazol novamente que deu uma boa melhorada ?
    E gostaria de saber de yakult e bom pro meu tratamento ? , tem mais alguma coisa que eu posso está fazendo ?
    Desde já Grato / Gabriel .

    • Marta Andrade

      Olá Gabriel,

      Ao ter relações sexuais anais sem proteção você está expondo sua pele a um ambiente repleto de bactérias e fungos que não pertencem em qualquer outro lugar do corpo. Não tem como você evitar candidíase se continuar tendo relações anais sem proteção. Você pode tomar Fluconazol até 1x por semana e repetir o tratamento com pomada sempre que precisar. Yakult pode ajudar sim, mas sempre se lembre que ao expor sua pele aos micro-organismos que causam esses sintomas, você está desfazendo todo o tratamento e essa situação tende a só piorar. Nunca se compare com outras pessoas, pensando que muitos homens tem relações anais sem proteção e nunca desenvolvem candidíase. Cada caso é um caso, e há pessoas predispostas a desenvolverem infecções fúngicas, enquanto outras nunca têm a doença mesmo se expondo aos mesmos fatores. Se você tem essa predisposição, você precisa adaptar sua vida e hábitos a isso, não tem jeito.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  64. Alessandra

    Bom dia,
    Estou com candidíase,já estou tratando e meu companheiro também.
    Mais minha dúvida é a seguinte.
    Meu companheiro pode ter pego tendo relação com outra pessoa e passado pra mim?

    • Marta Andrade

      Olá Alessandra,

      Provavelmente não. Candidíase é muito comum e se desenvolve sozinha mesmo, principalmente em mulheres. O mais provável é que você passou pra ele. A transmissão de homem pra mulher é muito rara. O contrário é muito mais comum, então o mais provável é mesmo que você tenha passado pra ele.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  65. Poliana

    Olá, primeiramente venho parabenizar pelos posts e achei bastante interessante e aqui deixo minha pergunta !
    Ha mais ou menos uma semana atrás comecei sentir apenas algumas fincadas na região da vagina e as vezes era como se tivesse bichinhos andando, ja incomodada com a situação resolvi tomar fluconazol dosagem única e passar uma pomada anti fungica, houve uma melhora e daí fui ter relações ontem e quando acabei o penis do meu esposo havia bolinhas vermelhas na parte superior e dizendo ele que nao tem nenhum sintoma além do aparecimento das machinhas !
    Sendo então voltei a usar a pomada e quero uma explicação, se é candidiase oque nos dois temos.
    Obrigado espero ansiosa pela resposta

    • Marta Andrade

      Olá Poliana,

      Você teve relação muito cedo e passou para o seu marido. Quando você tem candidíase você precisa esperar um BOM tempo até voltar a ter relações. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, mas tem gente que precisa de 1 mês inteiro para não acabar tendo a doença de novo. Além disso, nas primeiras vezes após uma crise, você sempre deve usar preservativo até que possa perceber se a doença foi embora mesmo.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  66. A.

    Bom dia, gostaria de tirar uma duvida. Estava lendo a matéria sobre candidíase e gostaria de saber se pode realizar sexo oral em uma pessoa que já teve candidíase? Ou corro o risco de pegar, mesmo que a candidíase já tenha desaparecido?

    • Marta Andrade

      Olá A.,

      Todo mundo pode ter candidíase e absolutamente todo mundo tem cândida na pele. Pense bem: se é esse o caso, essa sua dúvida seria como perguntar se você pode beijar uma pessoa que já teve gripe… Não podemos de jeito algum comparar a candidíase a uma doença como a herpes, que é causada por um vírus que é estranho ao corpo humano e uma vez que a pessoa entre em contato com ele, ela se torna para sempre “portadora” da doença. O mesmo não ocorre com a candidíase, que é realmente uma doença muito similar à gripe, ocorre por muitos dos mesmos motivos e pode acontecer com qualquer pessoa diversas vezes na vida.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

  67. Rodrigo

    Há uns 12 anos tive uma pequena mancha esbranquiçada no penis (prepúcio).
    Fui ao urologista e o mesmo não soube identificar o que era. Recomendou que se fizesse uma biopsia.
    Aguardei um tempo e percebi que a pequena mancha havia sumido, porem em seu lugar a pele ficou um pouco estranha (aparência avermelhada) e pouco enrugada.
    Demorei vários anos para ir ao urologista novamente (aprox. 5 anos) e quando voltei ele diagnosticou candidiase, porém não passou nenhum remédio.
    Neste tempo, percebi que a pele do penis (prepúcio) ficou maior e/ou mais flácida.
    Lembro que nunca tive problema de excesso de pele, porém hoje tenho muita pele (tenho 36 anos).
    Percebi também esta flacidez no saco escrotal, seguida de dor.
    Fui ao urologista outras 2 vezes. Fiz exame para varicolece (ultrassom com doppler) porém nada foi identificado.
    Estou muito preocupado com o que possa ter causado o aumento de pele ou aumento da flacidez. Todos os urologistas disseram que não há nada errado, porém eu sei que alguma coisa mudou.
    Esse aumento de pele pode estar associado a candidiase não tratada durante vários anos?
    A idade?

    • Marta Andrade

      Olá Rodrigo,

      Me desculpe, mas eu não tenho como dar uma opinião. Se até mesmo os médicos não sabem, não espere que alguém pela internet possa te dar uma resposta satisfatória. As pessoas dão palpite e você pode acreditar nesses palpites se quiser se apegar a uma resposta qualquer, mas a realidade é que se os profissionais que avaliaram seu caso pessoalmente não conseguem traçar uma relação entre a candidíase e o aumento de pele ou flacidez, eu também não poderia fazer isso. Se é útil para você leia alguns dos outros relatos aqui neste site, alguns homens reclamam de flacidez ou uma certa “deformação” do pênis após uma crise de candidíase, então pode haver uma relação. Contudo, até onde eu sei não existe uma solução (a não ser cirúrgica) para isso. Eu posso estar errada, por isso faça sua pesquisa e veja outros médicos. Quem sabe você encontra um profissional que saiba o que está ocorrendo e possa lhe oferecer uma solução REAL e satisfatória.

      Atenciosamente,

      Marta Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *